UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

13/09/2010 - 12h45

Brasil pode fortalecer ratings de países vizinhos, diz Moody's

SÃO PAULO - O crescimento da economia brasileira pode ter um impacto positivo sobre as notas de risco de crédito dos países vizinhos no médio prazo, aponta um relatório da Moody's.

Segundo Sergio Valderrama, autor do estudo, o "boom econômico" no Brasil ampliou a estabilidade macroeconômica em outros países da América do Sul Caso o Brasil cresça como motor regional nos próximos anos, os países vizinhos - dada a grande escala da economia brasileira - sentirão os efeitos positivos no fortalecimento de seus ratings soberanos, diz o analista da agência de classificação de risco.

O estudo destaca que as economias latinas estão gradualmente se tornando mais abertas e integradas, citando que a abertura de comércio na América Latina cresceu de aproximadamente 40% do PIB no fim dos anos de 1990 para 55% entre 2006 e 2009.

"Os impactos diretos do Brasil em seus vizinhos incluem a maior troca de bens e serviços assim como os investimentos diretos", diz o relatório da Moody's. De acordo com o estudo, o crescimento brasileiro também traz um sentimento otimista dos mercados financeiros internacionais sobre a região. Valderrama ainda aponta que as políticas econômicas no Brasil tendem a permanecer "praticamente inalteradas" no governo que tomará posse em janeiro. Para o analista, a maior ascendência do Brasil sobre a região poderá combater a influência política de países de políticas econômicas "não ortodoxas".

(Eduardo Laguna | Valor)
Hospedagem: UOL Host