UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

13/09/2010 - 13h53

Deve aumentar a exigência de conteúdo local na indústria de petróleo

RIO - A exigência de conteúdo local no suprimento de equipamentos para a indústria de petróleo deverá ser elevada de acordo com o secretário de Minas e Energia, Marco Antonio Almeida, que participou da abertura da Rio Oil & Gas.

Nas últimas rodadas de licitação de blocos de petróleo, a exigência era de que 65% dos equipamentos fossem produzidos no Brasil. "A expectativa é de que a gente cresça o limite de 65%", disse.

"Além disso, vamos começar a comunicar o nível de conteúdo local não para a próxima rodada, mas para quatro ou cinco rodadas à frente de forma que seja possível as empresas se estruturarem e desenvolverem fornecedores para que a indústria de bens e serviços consiga atender à demanda do setor", completou.

O secretário informou ainda que a necessidade de conteúdo local será desmembrada por item e subitem para evitar que algumas áreas de maior porte já supram todo o percentual exigido. Ele acredita que, atualmente, o Brasil não tem indústria capaz de atender a todo o potencial que o setor de petróleo é capaz de demandar.

"É fundamental que a gente consiga criar novos fornecedores no país. A associação com os estrangeiros pode ser uma primeira saída", afirmou.

(Juliana Ennes | Valor)
Hospedagem: UOL Host