UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

13/09/2010 - 11h55

Petrobras estima recorde na venda de derivados de petróleo em 2010

RIO - O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, acredita que a empresa vai bater recorde no volume de vendas de derivados de petróleo neste ano. No primeiro semestre, o volume vendido cresceu 12% frente aos seis primeiros meses do ano passado. O executivo informou que o ritmo de avanço se manteve no começo do segundo semestre.

"Possivelmente teremos um recorde nas vendas de derivados, muito focada em gasolina, diesel e querosene de aviação (QAV), disse Paulo Roberto Costa, que participa da Rio Oil & Gas, no Rio de Janeiro.

O diretor ressaltou que o consumo de gasolina foi estimulado neste ano por preços mais altos do etanol, enquanto o diesel foi alavancado pelo contínuo crescimento econômico do país. Já o comportamento do QAV reflete, disse Costa, o crescimento exponencial do setor aéreo.

O executivo destacou o avanço das vendas de asfalto e apontou para uma expectativa de negociação de cerca de 3 milhões de toneladas em 2010, o que seria um novo recorde, segundo ele, estimulado pelos programas de construção e recuperação de rodovias estaduais e federais. Costa ainda garantiu que a capacidade de produção de asfalto pelas refinarias da estatal superam as 3 milhões de toneladas ao ano, mas revelou que entre 5% e 8% do total consumido no pais vai precisar ser importado, principalmente para uso no Norte e Nordeste.

"Temos importado para o Norte e Nordeste porque é economicamente mais vantajoso do que levar o produto por navegação de cabotagem", disse Costa. (Rafael Rosas | Valor)
Hospedagem: UOL Host