UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

13/09/2010 - 14h21

Porto para o Comperj custará mais de R$ 100 milhões à Petrobras

RIO - O porto que a Petrobras vai construir para atender ao Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) vai custar mais de R$ 100 milhões, de acordo com o governador do Rio, Sergio Cabral.

O governo estadual vai se associar à estatal para ampliar a unidade e fazer com que passe a atender a diversos tipos de embarcações, passageiros e outras atividades portuárias.Inicialmente, a Petrobras havia decidido construir apenas a área necessária para receber equipamentos de grande porte que serão enviados ao Comperj.

Agora, o governo do Estado e a Prefeitura de São Gonçalo participarão da operação e arcarão com o restante do investimento.

"O porto seria construído exclusivamente para a logística de chegada de equipamentos ao Comperj, o que por si só já seria uma vantagem para São Gonçalo, com geração de empregos e uma nova dragagem de mais de uma centena de milhões de reais, para criar uma nova navegação para chegar a essa parte. O mais caro está sendo feito pela Petrobras. E nós combinamos, e a Petrobras aceitou, ampliar um pouco mais esse porto para que ele seja utilizado para embarcações, para passageiros, para outras atividades portuárias", disse o governador Sérgio Cabral, após participar da abertura da Rio Oil & Gas, no Rio de Janeiro.

Além do porto, a Petrobras vai construir uma estrada ligando o local ao Comperj. Mais cedo, o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, havia dito que o porto receberá dragagem de 8,5 metros de profundidade e uma retroárea para receber os equipamentos.

Diante do crescimento da indústria naval no Estado do Rio, o governador disse que vai investir no aperfeiçoamento da mão de obra voltada especificamente para o setor. "Com a indústria naval construindo sondas, navios de apoio, navios offshore, e uma grande quantidade de equipametnos, temos que qualificar mais a nossa mão de obra. E vamos abrir novos centros de formação técnica", disse Cabral.

(Juliana Ennes/ Valor)

Hospedagem: UOL Host