UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

08/08/2011 - 17h21

Holland: O que ocorreu hoje na bolsa brasileira foi ajuste de preços

BRASÍLIA - O que ocorreu hoje na Bovespa foi um ajuste nos preços das ações. Esta é a avaliação de Márcio Holland, secretario de política econômica do Ministério da Fazenda, para quem a situação do Brasil "é totalmente oposta" da vivida pelos países ricos.

"Normalmente, sempre que explodia alguma coisa nos mercados internacionais nós éramos rapidamente solapados por desvalorização do câmbio e problemas com bancos e empresas, que tomavam muitos empréstimos em moeda estrangeira", diz Holland, "mas o que ocorreu hoje foi nada mais que um ajuste no valor dos papéis, e uma leve desvalorização [cambial]".

Para Holland, as consequências na economia brasileira do forte estresse vivido pelos mercados financeiros mundialmente foram pequenas. "Pelo menos até agora tudo indica que passaremos muito bem [pela piora na crise]".

Ao ocupar a Secretaria de Política Econômica, Holland exerce a função de principal formulador de estratégias macroeconômicas ao secretário-executivo da Fazenda, Nelson Barbosa, e ao ministro Guido Mantega.

(João Villaverde/Valor)
Hospedagem: UOL Host