UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

07/10/2011 - 12h24

IBGE mudará metodologia de apuração de índices de inflação em 2012

RIO - A partir de janeiro de 2012, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizará as estruturas de consumo dos índices de preços que produz com base nos dados obtidos na pesquisa de orçamentos familiares realizada em 2008 e 2009. O anúncio foi feito nesta sexta-feira pela coordenadora de índices de preços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eulina Nunes dos Santos.

De acordo com ela, a mudança acontecerá para aperfeiçoar a apuração dos gastos dos consumidores, de forma a atender às recomendações internacionais para que os institutos que produzem índices de preços atualizem suas bases a cada cinco anos.

"Muitas vezes, mudam-se os valores gastos com determinados itens, embora os artigos comprados sejam os mesmos. Como mais pessoas estão comendo no país, por causa [do crescimento] da renda, poderíamos ter um aumento do peso dos produtos alimentícios [nos índices de preços]", afirmou Eulina.

Segundo a especialista do IBGE, o grupamento comunicação, por exemplo, poderá ganhar mais peso, já que as pessoas, nos últimos anos, passaram a ter mais acessos a tecnologias como o celular.

Eulina ressaltou ainda que a atualização no método de pesquisa poderá também reduzir o peso de um determinado grupo.

(Diogo Martins | Valor)

Veja mais

Hospedagem: UOL Host