BRASÍLIA- Na posse do novo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), a presidente Dilma Rousseff elogiou sua "capacidade de gestão e de comando".
Em seu discurso, Dilma destacou a importância da Pasta, responsável por projetos de saneamento, mobilidade, infraestrutura urbana, moradia.
"Sob sua gestão estarão políticas decisivas para o papel do Estado como indutor do desenvolvimento e também para um dos nossos mais caros objetivos que é oferecer melhores condições de vida à população", disse Dilma ao novo ministro.
A presidente pediu "total dedicação" de Ribeiro à viabilização dos programas do governo com destaque ao "Minha Casa Minha Vida".
Dilma Rousseff afirmou que o Ministério das Cidades é uma das Pastas em que mais se exige união entre os governos municipais e estaduais e a União, cumprindo o pacto federativo de forma "contínua e sistemática".
E sugeriu: "Isso impõe ao seu titular capacidade de negociação, bom trânsito político e postura rigorosamente republicana", alertou Dilma.
Ribeiro substitui o também deputado Mário Negromonte (PP-BA), que deixou o cargo na quinta-feira após denúncias de irregularidades na Pasta.
Entre as acusações contra Negromonte estão um suposto favorecimento da mulher e prefeita de Glória (BA) na destinação de verbas. Outra acusação é e de que uma nota de técnicos do ministério teria sido alterada, recomendando a construção de um sistema de transporte mais caro em Cuiabá (MT) para a Copa de 2014. Reportagem da "Folha de S. Paulo" revelou que o chefe de gabinete do ministro teria articulado encontro com lobistas de uma empresa de informática interessada em contratos com a Pasta.
Dilma agradeceu "a colaboração, o empenho e o trabalho" de Negromonte à frente do ministério. Ex-líder do PP, ele reassume seu mandato como deputado federal.
Falando a mesma língua de Dilma, Aguinaldo Ribeiro, afirmou, em seu discurso de posse, que concentrará seu foco na gestão da Pasta. "Gestão, senhora presidente, será a prioridade deste seu novo ministro. Gestão será o nosso foco, será a nossa diretriz. Será minha maior missão no Ministério das Cidades", disse, em cerimônia no Palácio do Planalto.
Ex-líder do PP na Câmara, Ribeiro destacou que vai manter contato com órgãos de controle e fiscalizará as obras. Elogiou Dilma, ao afirmar que ela consegue conciliar "atividade política com o rigor e a disciplina técnica". Ele disse estar preparado para o "espancamento de projetos", em referência ao discurso do novo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, sobre o rigor da presidente com as propostas dos ministros.
Aguinaldo Ribeiro já entrou no foco de acusações antes mesmo de tomar posse. Segundo o jornal "Folha de S.Paulo", o novo ministro teria ocultado da Justiça Eleitoral a propriedade de quatro empresas. Ribeiro também é acusado de ter duas emissoras de rádio no interior da Paraíba em nome de "laranjas".
(Daniela Martins, Yvna Sousa e Bruno Peres / Valor)