Com a
alta de 0,48% no IPCA de março, a maior taxa para este mês desde 2005, é grande a chance de o Banco Central optar por elevar a
Selic, que hoje está em 11,25%.
"Isso abre a possibilidade de aumento dos juros no Brasil na próxima reunião do Copom que acontece em 15 e 16 de abril. O BC já vinha dizendo isso, e esse aumento do IPCA em março é o motivo que precisava", afirma o economista-chefe da UPTrend Consultoria, Jason Vieira.
Elevação da Selic é um recado e não resposta aos preçosVieira afirma que não existe necessidade de elevar a Selic neste momento, já que o aumento do IPCA no mês passado refletiu a sazonalidade do trigo, cujo preço subiu no período.
"O trigo é uma matéria-prima que está presente em boa parte dos produtos das cestas de alimentos. Não houve inflação se considerar isso", diz.
Grau de InvestimentoO risco de um eventual aumento na taxa de juros pelo Copom em abril, segundo o economista, é a prorrogação do grau de investimento que o país está prestes a obter de acordo com as agências de risco.
"Se subir a Selic, o país estará emitindo uma mensagem bem complicada para as agências de risco, pois hoje o diferencial entre a taxa do Brasil e dos Estados Unidos, por exemplo, já é bastante grande e, com um aumento na Selic, o Brasil terá a maior taxa de juros real do mundo".
De acordo com Vieira, o Brasil poderia obter o grau de investimento em março de 2009, mas se a Selic voltar a subir, essa condição pode vir somente no segundo semestre do próximo ano.
Quando um país ganha grau de investimento, concedido por agências internacionais de risco, significa que é mais confiável para os investidores externos.