UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/04/2008 - 23h58

Veja como gravar e transmitir a declaração do Imposto de Renda

Sophia Camargo
Antes de enviar a declaração, convém que o contribuinte verifique se há pendências na declaração. No menu "Declaração", clique em Verificar Pendências.

Veja a tela abaixo (clique em cima das imagens para ampliá-las):

Arte UOL

Como informa o programa, se forem apontados erros, a declaração não será entregue. Os avisos servem apenas como alertas de informações que não foram dadas, mas não impedem que a declaração seja enviada.

Se não houver mais erros ou pendências, a declaração pode ser gravada. Ao clicar em Gravar Declaração para Entrega à RFB, surgirá um quadro de confirmação. Se não restar mais pendências, clique em "sim" para continuar.

Arte UOL

O programa abrirá a janela "Gravação de Declaração", que permite ao contribuinte optar pela gravação do documento no disco rígido do computador, em disquete ou pendrive ou se deseja criar uma nova pasta.

Arte UOL

Após a gravação, o próximo passo é transmitir.a declaração. Vá novamente ao menu Declaração e clique em "Transmitir via Internet".

Arte UOL

Assim que a declaração for enviada, não se esqueça de imprimir um recibo da declaração, já que, a partir deste ano, tornou-se obrigatória a sua inclusão. Além disso, é por meio deste recibo que o contribuinte poderá se informar se foram verificadas pendências pela Receita Federal.

Para imprimir o recibo, no menu "Declaração", escolha a opção "Imprimir"... "Recibo". Este menu também permite a impressão de toda a Declaração. Para tanto basta escolher a opção "Imprimir"... "Declaração". É mais uma segurança para o declarante.

Arte UOL

Volte para a lista com todas as dicas

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host