UOL EconomiaUOL EconomiaÚltimas Notícias
UOL BUSCA

15/05/2008 - 06h00

Venda de imóveis deve crescer 15% neste ano, prevê associação

Ana Carolina Lourençon
Em São Paulo
Na avaliação do presidente do Cofeci (Conselho Federal dos Corretores de Imóveis), João Teodoro, as estimativas para o setor imobiliário continuam sendo ótimas. O volume de vendas, segundo a entidade, deverá crescer 15% em 2008, contra a expansão de 25% de 2006 para 2007.

"Vai cair um pouco percentualmente porque vai chegando a um momento de estagnação. Havia muita demanda reprimida que já foi atendida prontamente com um volume de crédito colocado em circulação abruptamente. Aconteceu uma elevação incomum no mercado, mas agora já está voltando ao normal", afirma.

"2008 é o ano cujas perspectivas econômicas nos permitem acreditar que o mercado imobiliário brasileiro vai conseguir um crescimento importante", diz o diretor de incorporação da InPar construtora, Otavio Araújo.

Segundo pesquisa do Secovi (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo), apenas em janeiro deste ano o lançamento de imóveis de dois dormitórios cresceu 58%. Em igual período de 2007, a expansão deste grupo foi de 32%.

O vice-presidente de Tecnologia e de Relações com o Mercado do órgão, Alberto Du Plessis, diz que ainda é cedo, entretanto, para desenhar uma perspectiva. Segundo ele, é preciso aguardar os resultados dos próximos meses para fazer uma estimativa mais certeira.

"Até porque, se houve crescimento em lançamento de dois dormitórios, na comercialização, mais de 42% de imóveis foram de três dormitórios", afirma.

Mercado a explorar
O crescimento do mercado de imóveis está só no começo, segundo o diretor da construtora InPar.

Segundo ele, quando você compara o tamanho do mercado imobiliário brasileiro com o de outros países semelhantes como México e Chile, os números que ainda há muito para crescer aqui.

Considerando dados internos da InPar, por exemplo, de 2007 para 2008 o volume de lançamentos da construtora subiu 40%.

"A tendência é que esse número passe a ser menor, porque a demanda reprimida já foi atendida, mas acreditamos que o mercado vai continuar forte por muito tempo, já que tem novos compradores todo ano", diz.

Para o diretor-financeiro da construtora Camargo Corrêa, Paulo Mazalli, o potencial do mercado imobiliário nos próximos anos é bastante grande, sobretudo para os segmentos de renda mais baixa.

A construtora tem investido bastante neste grupo com imóveis em Osasco, Morumbi, Pinheiros e Interlagos.

"Nossa linha econômica varia de R$ 100 mil a R$ 200 mil. Temos um prédio na zona oeste quase divisa com Osasco que em poucos dias já havia 50% das unidades vendidas. É uma procura que está começando a crescer", diz.

Bovespa Fonte: Reuters

Gráfico Bovespa

07.out.2008 17h17

Mais bolsas

Cotações anteriores

O que é que eu faço, Sophia?Sophia responde a dúvidas dos internautas

Shopping UOL