UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

14/11/2008 - 08h42

Zona do euro entra em recessão após PIB cair pela segunda vez

Da Redação

Em São Paulo
(Texto atualizado às 10h10)

O PIB (Produto Interno Bruto) da zona do euro encolheu 0,2% no terceiro trimestre deste ano, repetindo o desempenho obtido no período de abril a junho, segundo cálculos do Eurostat, o escritório estatístico da União Européia (UE).

A contração econômica por dois trimestres seguidos configura uma situação de recessão, segundo muitos economistas.



"Agora que a recessão foi confirmada, o debate irá se concentrar sobre sua extensão e severidade", afirmou Martin van Vliet, da ING Financial Markets, em Londres. "Uma nova contração do PIB da zona do euro no atual quarto trimestre parece virtualmente assegurada".

Os dados do Eurostat vão ao encontro de estatísticas internas de algumas das principais economias do bloco de 15 países que adotam o euro. A Itália anunciou nesta sexta-feira que entrou em recessão, após registrar retração no PIB de 0,3% no segundo trimestre e 0,5% no terceiro.

A Espanha obteve no terceiro trimestre uma contração no PIB pela primeira vez desde 1993.

A França aparece como uma exceção entre as grandes economias européias, ao registrar crescimento de 0,14% do PIB no terceiro trimestre - número baixo, mas positivo.

Na quinta-feira (13), a Alemanha, maior PIB da eurozona, havia anunciado que entrou em recessão.

Fora da zona do euro, mas ainda na Europa, o Reino Unido também vive uma recessão, segundo avaliação do banco central local, divulgada na quarta-feira. O país registrou uma diminuição do PIB de 0,5% entre julho e setembro, depois da estagnação verificada no segundo trimestre.

O conjunto dos 27 países da União Européia apresentou no trimestre uma queda de 0,2%, depois da estagnação verificada no segundo trimestre.

Na Ásia, Hong Kong anunciou que também entrou em recessão. Cingapura e Nova Zelândia já haviam afirmado o mesmo.

(Com informações de AFP, Efe, Lusa e Reuters)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host