UOL Economia Notícias

BOLSAS

CÂMBIO

 

27/07/2009 - 17h55

Bovespa fecha em alta e recupera patamar anterior à crise

Da Redação

Em São Paulo
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) subiu 0,17% nesta segunda-feira e fechou aos 54.548,99 pontos, maior pontuação desde 1º de setembro.

Apesar de ter sido uma alta modesta, foi suficiente para fazer o mercado de ações do Brasil voltar ao patamar anterior ao estouro da crise financeira internacional, cujo início foi marcado pelo colapso do banco americano Lehman Brothers, em 15 de setembro.

No mês, a Bolsa acumula uma alta de 6%; no ano, de 45,3%. A cotação do dólar comercial caiu 1,11%, a R$ 1,876 na venda.

"Com os sinas de recuperação, ninguém está querendo correr o risco de perder o potencial de uma valorização ainda maior das ações", afirmou Hamilton Moreira, analista senior do BB.

A Bovespa vem passando por um momento positivo ajudado principalmente pela divulgação, nos Estados Unidos, de dados melhores do que analistas previam no balanço de grandes empresas.

Em oito dos últimos nove dias úteis, contando com o de hoje, a Bolsa nacional fechou em alta. No período, acumulou ganho de 11,61%.

Nesta segunda, o dia até começou fraco, depois de empresas como a fabricante de equipamentos para aviões Honeywell e a seguradora Aetna terem reduzido as previsões de ganhos para 2009, induzindo os investidores à realização de lucros.

Mas os números das vendas de casas novas nos EUA, que aumentaram 11% em junho, na terceira expansão mensal consecutiva, contribuíram positivamente para os pregões internacionais (com impacto também no Brasil).

(Com informações da Reuters)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host