21/02/2008 - 06h11
Banco francês BNP Paribas anuncia lucro histórico, apesar da crise

PARIS, 20 Fev 2008 (AFP) - O grupo bancário francês BNP Paribas anunciou nesta quarta-feira um lucro líquido de 7,8 bilhões de euros (11,466 bilhões de dólares), classificado de melhor resultado de sua história, apesar da crise financeira que atingiu as demais entidades financeiras.
O BNP Paribas é o primeiro banco francês e o quinto europeu por capitalização na bolsa.
O banco atribuiu seus bons resultados de 2007 a seu controle de riscos, uma alusão aos problemas sofridos por seu compatriota Societé Générale, que enfrenta perdas bilionárias.
No final de janeiro, para tranqüilizar seus clientes, o BNP Paribas já havia antecipado os resultados positivos, confirmados oficialmente nesta quarta. O impacto da crise hipotecária americana foi pequeno e se traduziu em 1,2 bilhão de euros em perdas em 2007.
O Produto Líquido Bancário (PNB, o volume de negócios de um banco) foi em 2007 de 31,037 bilhões de euros, o que representa uma alta de 11,1% em um ano.