13/04/2008 - 15h33
Paulson: altos preços de "commodities" ajudam países em desenvolvimento

WASHINGTON, 13 Abr 2008 (AFP) - Os países em desenvolvimento conseguiram grandes lucros nos últimos anos com os altos preços das matérias-primas e registraram altos níveis de crescimento, superiores a 6%, disse o secretário do Tesouro americano, Henry Paulson.
Durante a reunião semestral do Banco Mundial (Bird), Paulson disse que apesar dos riscos associados à desaceleração econômica nos Estados Unidos, "os países em desenvolvimento caminham para o sexto ano consecutivo de crescimento médio superior a 6%, uma conquista sem paralelo na história recente".
Ao citar a crescente preocupação sobre o aumento dos preços dos alimentos para os pobres, Paulson disse: "É essencial converter este boom nas bases para um crescimento sustentável maior".
Em relação aos países prejudicados pelo aumento dos preços das matérias-primas como o petróleo, Paulson disse que "podem precisar da implementação de melhores políticas energéticas e desenvolver planos de contingência específicos".
Os alertas sobre as dramáticas conseqüências caso a alta dos preços dos alimentos não seja contida marcaram a reunião do FMI e do Bird.