UOL EconomiaUOL EconomiaÚltimas Notícias
UOL BUSCA

21/11/2008 - 01h18

Japão planeja acordo de seguridade social com o Brasil

Tóquio, 21 nov (EFE).- O Governo japonês pretende iniciar negociações para assinar um acordo bilateral de seguridade social com o Brasil que permitirá que os trabalhadores japoneses contribuam para suas pensões em apenas um dos dois países.

Segundo o diário econômico "Nikkei", os japoneses que trabalham no Brasil estão contribuindo atualmente nos dois países.

Se o acordo for concluído, os japoneses que trabalharem no Brasil por menos de cinco anos contribuirão apenas no Japão, enquanto os que ficarem por cinco anos ou mais pagarão apenas a seguridade social brasileira.

O acordo facilitaria ainda o acesso dos brasileiros que vivem no Japão ao programa público de previdência quando voltarem a seu país de origem.

Os 230 mil brasileiros que vivem no Japão formam a segunda maior comunidade estrangeira do país, atrás apenas da chinesa.

O Japão pretende finalizar as negociações do pacto com o Brasil em três anos, segundo o "Nikkei".

Atualmente, o Japão mantém acordos de seguridade social com Alemanha, Reino Unido, Coréia do Sul, Estados Unidos, Bélgica, França e Canadá, e está em negociações com Espanha e Itália.

Bovespa Fonte: Thomson Reuters

Gráfico Bovespa

50934,69-0,18%

Mais bolsas

Cotações anteriores

Dolar Fonte: Thomson Reuters

Gráfico Dolar Comercial

R$ 1,953 0,05%

Conversor de moedas

Mais sobre câmbio

Cotações anteriores

O que é que eu faço, Sophia?Sophia responde a dúvidas dos internautas

Shopping UOL

Hospedagem: UOL Host