UOL EconomiaUOL EconomiaÚltimas Notícias
UOL BUSCA

BOLSAS

CÂMBIO

15/05/2008 - 14h37

Produção angola de petróleo é a maior da África em abril

Lisboa, 15 mai (Lusa) - A produção petrolífera de Angola foi a maior do continente africano no mês de abril, superando a da Nigéria, afetada por ataques a instalações petrolíferas, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

A OPEP indica que em abril, Angola produziu em média 1,873 milhões de barris de petróleo, 55 mil a mais do que a Nigéria.

No final de abril, a produção petrolífera da Nigéria estava nos 1,36 milhões de barris, 40% da capacidade instalada no país, que é anualmente o maior produtor de petróleo na África desde 1978, e no ano passado atingiu um débito de perto de 2,4 milhões de barris diários.

A redução deve-se aos constantes ataques por parte de rebeldes no Delta do Níger, "coração" da produção de petróleo no país, que reclamam contra a poluição causada pela indústria petrolífera e exigem parte da riqueza produzida na região.

A produção na Nigéria foi, entretanto, regularizada, mas a situação no local continua instável, e a maioria dos analistas admite a ocorrência de novos ataques a plataformas petrolíferas ou oleodutos.

Angola aderiu à OPEP no início deste ano, e tem uma cota de produção de 1,9 milhões de barris.

Entre os três maiores produtores africanos está ainda a Líbia, com 1,72 milhões de barris.

Bovespa Fonte: Thomson Reuters

Gráfico Bovespa

66910,711,14%

Mais bolsas

Cotações anteriores

Dolar Fonte: Thomson Reuters

Gráfico Dolar Comercial

R$ 1,569 -0,44%

Conversor de moedas

Mais sobre câmbio

Cotações anteriores

Hospedagem: UOL Host