UOL Economia Notícias

BOLSAS

CÂMBIO

 

19/10/2009 - 09h01

Ministro luso felicita ajuda europeia ao setor leiteiro

Luxemburgo, 19 out (Lusa) - O ministro português da Agricultura, Jaime Silva, felicitou nesta segunda-feira a intenção da Comissão Europeia (órgão executivo europeu) de atribuir 280 milhões de euros aos produtores de leite europeus, dos quais os portugueses poderão obter mais de 6 milhões.

"Isso significa que nós ganhamos", disse Silva à entrada de uma reunião dos ministros da Agricultura da União Europeia.

A comissária europeia para a Agricultura, Mariann Fischer Boel, tinha anunciado pouco antes, à entrada da mesma reunião, que vai desbloquear uma ajuda de 280 milhões de euros a favor do setor, que está em crise.

Para o ministro luso, a Comissão Europeia "não podia ficar indiferente" à situação.

A reunião dos 27 também está sendo marcada por uma grande manifestação dos produtores de leite europeus que atrasaram a entrada dos ministros para um edifício que está rodeado por medidas de segurança excepcionais.

Portugal faz parte de um grupo de 21 Estados-membros da União Europeia, liderados pela França e pela Alemanha, que se reuniram na segunda-feira passada em Viena, capital da Áustria, e aprovaram uma declaração exigindo um "quadro regulador para o mercado do leite europeu".

No texto é pedido "um envelope adicional de pelo menos 300 milhões de euros" para apoiar o ramo em 2010.

Desde há alguns meses que os produtores europeus de leite dão conta do seu desespero com a quebra de preços na produção que, segundo eles, por vezes é de mais do que 50% em relação aos preços de 2007-2008.

De acordo com uma fonte diplomática, num envelope de 300 milhões de euros Portugal receberia 6 a 7 milhões, se a chave de repartição for em função da produção de cada país.

Silva considerou que a quantia poderá ser suficiente para apoiar a continuação da reestruturação, sobretudo pagar a saída "com dignidade" de alguns produtores da atividade.

No entanto, o ministro quer obter de Bruxelas uma maior flexibilidade na atribuição das ajudas aos produtores nacionais.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host