UOL Economia Notícias

BOLSAS

CÂMBIO

 

31/10/2009 - 11h23

Vinte milhões de europeus estão sobreendividados, diz órgão

Lisboa, 31 out (Lusa) - Pelo menos 20 milhões de pessoas estão sobreendividadas na União Europeia, de acordo com os dados divulgados pela Rede Europeia da Dívida do Consumo (ECDN). Além disso, a entidade que estima que os números devem continuar a subir.

"Com as crescentes taxas de desemprego, o número de pessoas com problemas relacionados com dívidas podem aumentar substancialmente durante os próximos meses", disse Hans Grohs, diretor geral da Rede Europeia, que desafiou os decisores europeus uma resposta urgente para o problema.

Hoje é assinalado o Dia Mundial da Poupança e o diretor geral da ECDN - que promove simultaneamente o dia da ação europeia pela inclusão financeira -, anunciou que o órgão vai enviar uma carta a todos os líderes europeus, à Comissão Europeia e a membros do Parlamento Europeu, para recordá-los que muitos países na Europa ainda não têm regulação, nem legislação, sobre os serviços de aconselhamento financeiro para a redução da dívida.

A carta apresentará recomendações concretas para consolidar o direito à inclusão financeira, para introduzir e melhorar a legislação sobre os serviços de assessoria à dívida.

Além disso, o documento vai sugerir o direito a ter uma conta bancária e o acesso a serviços bancários adequados, à instalação de directivas para os créditos responsáveis, o investimento em educação financeira e a melhor compilação de dados sobre o endividamento.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host