UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

01/11/2008 07h00

Como calcular imposto de lucro imobiliário?

Comprei um imóvel em 1999, pelo qual paguei R$ 130 mil. Pretendo vendê-lo este ano por R$ 300 mil. Possuo outro imóvel. Como devo calcular o imposto de lucro imobiliário? Tenho direito a algum tipo de isenção? Resposta: Apenas terá direito à isenção do imposto se utilizar o total do valor arrecadado com o imóvel para comprar outro imóvel residencial no prazo de 180 dias. Se isso não ocorrer, deverá pagar o imposto, que é de 15% sobre o lucro resultante da venda. No site da Receita Federal é possível baixar o programa Ganho de Capital, que calcula o imposto e emite a guia de recolhimento.

Tags:
economia, finanças, finanças pessoais, ganho de capital, impostos, imóveis, lucro imobiliário, notícias, receita federal, sophia camargo
URL:
Código:

Comentários

Comente este vídeo:

Carregando...

Reciclagem de pneus usados gera materiais para diferentes meios de uso (1:43)
A reciclagem solucionou um grave problema ambiental gerado pelo descarte de milhares de pneus usados. O reaproveitamento da borracha bateu recorde no Brasil este ano. O material que antes ia para o lixo agora é transformado em grama sintética, tapetes para carros e até asfalto. Quem preferir pode levar pra casa uma peça de decoração.
Tags:
Publicação: 21/10/2014
Produtores de queijo artesanal se juntam com Epagri para certificar produto (2:18)
Uma atividade que foi passada de geração em geração. O queijo artesanal produzido na serra catarinense vem ganhando destaque no estado. Juntamente com a Epagri produtores estão procurando certificar o produto para o aumento da produção.
Tags:
Publicação: 21/10/2014
Contêineres são exemplo de sustentabilidade que estão crescendo no Brasil (2:35)
Usar contêineres para fazer casas, escritórios e lanchonetes é cada vez mais comum no Brasil. Um exemplo de sustentabilidade que está ganhando muito espaço.
Tags:
Publicação: 21/10/2014
Evento em Curitiba ensina como evitar o desperdício de alimentos (1:30)
Imagine vinte pratos feitos com alimentos que iriam para o lixo. Pela primeira vez em Curitiba e dentro da Ceasa, Centrais de Abastecimento do Paraná, um evento ensina como evitar o desperdício.
Tags:
Publicação: 21/10/2014
O horário de verão faz o organismo levar até uma semana para adaptar-se (1:20)
Relógio adiantado, sono atrasado. Na primeira segunda do horário de verão não foi nada fácil levantar da cama, principalmente para quem acorda cedo e sai de casa ainda no escuro. O organismo leva até uma semana para se adaptar à mudança.
Tags:
Publicação: 21/10/2014
Em Curitiba quem economiza água ganha benefícios (1:21)
Economizar água quando se vive em um condomínio não é uma tarefa fácil, mas em Curitiba um bom exemplo pode ajudar quem quer gastar menos.
Tags:
Publicação: 21/10/2014
Ganho do contencioso de algodão é uma vitória importante para o Brasil (14:15)
No quadro Conversa Franca desta terça-feira (21), Otávio Ceschi Júnior conversou com a advogada, Vera Kanas. Ela falou sobre o Brasil e Estados Unidos encerrarem disputa comercial do algodão.
Tags:
Publicação: 21/10/2014
Crescimento do PIB chinês cai a 7,3% (1:14)
O crescimento do Produto Interno Bruto da China desacelerou no terceiro trimestre. Os dados foram divulgados nesta terça-feira. Visite o UOL Notícias
Tags:
Publicação: 21/10/2014
Presidente da ADM América do Sul comenta sobre o mercado de grãos (23:21)
No Consultor Terraviva desta segunda-feira (20), Tobias Ferraz e Silmar César Müller entrevistam o presidente da ADM América do Sul, uma das maiores processadoras agrícolas do mundo e prestadores de ingredientes alimentares, Valmor Schaffer, sobre o futuro do mercado de grãos. Confira.
Tags:
Publicação: 20/10/2014
Normalização do clima alivia produtores, mas também derruba o mercado (1:56)
No Agritendências desta segunda-feira (20), Silmar César Müller comenta os efeitos do clima nas principais regiões produtoras do país. A previsão de retorno das chuvas para as regiões Sudeste e Centro-Oeste e a volta do tempo seco no Sul, devem trazer alívio aos produtores de soja, que estão com a semeadura atrasada no início da nova safra 2014/2015. Confira.
Tags:
Publicação: 20/10/2014
Analista comenta o cenário do mercado futuro do boi gordo (16:18)
No Terraviva DBO na TV desta segunda-feira (20), o jornalista Sidnei Maschio entrevista o analista de pecuária do Banco Espírito Santo, Leandro Bovo, sobre o cenário do mercado futuro do boi gordo. Acompanhe.
Tags:
Publicação: 20/10/2014
Supremo Tribunal Federal proíbe tribunais de dar isonomia (1:55)
O reajuste salarial de servidores público que pedem equiparação com outras categorias deve ficar mais difícil. O Supremo Tribunal Federal decidiu que o assunto a partir de agora não caberá mais à Justiça, mas ao poder Legislativo.



Veja todos os vídeos do Jornal da Band.
Tags:
Publicação: 20/10/2014
Carregando...
Hospedagem: UOL Host