UOL Economia Notícias

BOLSAS

CÂMBIO

 

27/10/2009 - 11h59

DIs caem forte com notícias de Selic estável em 2010

SÃO PAULO - Depois de uma leve alta no pregão de ontem, os contratos de juros futuros perdem prêmio de risco de forma acentuada na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM & F). O aumento de posições vendidas não se dá por fatos, mas apoiada em notícias de que o próprio presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, teria falado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que não vê necessidade de alta de juros em 2010. A conversa teria acontecido em um almoço. " Esse tipo de sinalização tira pressão da curva até janeiro de 2011 e arrasta para baixo, também, os outros vencimentos " , explicou operador de mercado que prefere não se identificar.

Refletindo a notícia, o contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2011 apontava baixa de 0,09 ponto percentual, a 10,20%. Janeiro de 2012 também recuava 0,09 ponto, a 11,44%. E janeiro declinava 0,07 ponto, a 12,18%.

Na parte curta da curva, o DI com vencimento em janeiro de 2010 caía 0,01 ponto, a 8,65%. Julho de 2010 cedia 0,06 ponto, a 9,05%. E novembro de 2009 não era negociado.

Ainda de acordo com o especialista, fica agora a expectativa para que a ata do Comitê de Política Monetária (Copom), que será apresentada na quinta-feira, confirme essa visão.

Meirelles ainda teria dito ao presidente Lula que mesmo com a economia crescendo 5% em 2010, a inflação não seria uma ameaça, ficando dentro da meta de 4,5%.

Na agenda do dia, o BC mostrou que o volume global de crédito do sistema financeiro subiu 1,5% em setembro, para R$ 1,347 trilhão, ou 45,7% do Produto Interno Bruto (PIB), marcando novo recorde. (Eduardo Campos | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host