SÃO PAULO - O presidente da operadora de telefonia móvel Claro, João Cox, defendeu a redução da cobrança do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel) para que as operadoras de celular possam lançar ofertas de banda larga popular.
O programa de popularização do acesso foi anunciado pelo governo de São Paulo neste mês e prevê a isenção de ICMS no Estado de São Paulo para ofertas de banda larga com velocidade entre 200kbps e 1Mbps, que incluam modem, serviço de banda larga e acesso à internet. Até agora, a única operadora de telefonia que apresentou oferta de banda larga popular foi a Telefônica.
"Excluindo o Fistel, as condições de concorrência ficam equânimes e as condições para a oferta do serviço começam a ficar viáveis", afirmou Cox. O tributo é recolhido apenas pelas operadoras de telefonia móvel e, por isso, o executivo considera desiguais as condições de concorrência com operadores de telefonia fixa.
(Cibelle Bouças | Valor)