SÃO PAULO - As bolsas de valores da Europa operam sem tendência comum nesta sexta-feira. Os investidores acompanham as divulgações dos balanços das empresas, que ainda evidenciam incertezas no mercado.
No campo negativo, o destaque desta sessão vai para a Alcatel-Lucent, do setor de telecomunicações, que registrou prejuízo de 182 milhões de euros no terceiro trimestre, maior do que os 40 milhões de euros perdidos um ano antes, decepcionando o mercado.
Dando mais fôlego aos mercados, a mineradora Rio Tinto afirmou que espera investimentos em bens de capital devem ficar ao redor de US$ 5 bilhões em 2009. No mesmo sentido, o Lloyds Banking Group também influenciava as negociações depois de o Credit Suisse elevar o preço-alvo do banco e melhorar a recomendação das ações do Lloyds.
Ainda tem efeito neste pregão a notícia da primeira alta do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA em um ano. O levantamento do Departamento do Comércio mostrou ontem que o PIB do país apresentou crescimento a uma taxa anualizada de 3,5% no terceiro trimestre. Segundo a pesquisa, houve um aumento do consumo pessoal e das exportações no país.
Há pouco em Londres, o FTSE-100 operava com valorização de 0,13%, aos 5.144,49 pontos. Em sentido contrário, o CAC-40, de Paris, perdia 0,30%, aos 3.703,05 pontos. Em Frankfurt, o DAX recuava 0,47%, aos 5.561,31 pontos.
(Vanessa Dezem | Valor, com agências internacionais)