SÃO PAULO - Os órgãos responsáveis pela emissão das regras contábeis internacionais e americanas decidiram acertar os ponteiros e trabalhar juntos na revisão de diversos pontos que estão em análise neste momento pelas entidades.
Para selar este processo, o International Accounting Standards Board (Iasb), responsável pelo padrão conhecido como IFRS, e o Financial Accounting Standards Board (Fasb), que normatiza o US GAAP, publicaram hoje um documento conjunto estabelecendo metas e datas para a revisão de diversas práticas contábeis. O plano prevê que diversas novas normas sejam apresentadas ao longo do ano que vem e outras até a metade de 2011.
Como um desdobramento da crise internacional, os dois conselhos estão sendo pressionados por mudanças nas regras de contabilização de instrumentos financeiros, valor justo e hedge, entre outros pontos.
Em vez de cada um seguir seu caminho, eles decidiram, em reunião realizada na semana passada, acertar os prazos para que as regras entrem em audiência pública e sejam publicadas ao mesmo tempo. A ideia é que os participantes do debate comentem as minutas que vierem a ser apresentadas pelo IASB e pelo FASB e que os conselhos decidam em conjunto qual regra escolher.
Para garantir o andamento dos trabalhos, as entidades se comprometeram a realizar reuniões mensais de trabalho, com a publicação trimestral de um relatório sobre o andamento das discussões.
O documento publicado hoje tem como base um memorando de entendimentos assinado pelo IASB e FASB em 2006, que foi atualizado no ano passado. O pano de fundo é a busca por um padrão global de contabilidade, a fim de facilitar a comparação de balanços de empresas de diferentes países e evitar arbitragens regulatórias. A criação de um padrão global tem sido defendida também pelos líderes do G-20, grupo de países mais influentes do mundo.
(Fernando Torres | Valor)