UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

28/10/2011 - 15h00

Consumo de energia elétrica cresce 4,2% no terceiro trimestre, diz EPE

RIO - O consumo de energia elétrica no país cresceu 4,2% no terceiro trimestre, na comparação com igual período do ano passado, e atingiu 108.008 gigawatts-hora. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que divulgou hoje a Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, frisou que o crescimento do consumo se deve "ao ótimo desempenho" dos setores comercial e residencial.

O consumo no setor comercial subiu 8,1% frente ao terceiro trimestre de 2010, enquanto o consumo residencial avançou 6,4%. Segundo a EPE, consumo residencial brasileiro acumula até o momento expansão de 4,8% frente a 2010.

"Corroboram para isso, além do crédito difundido à população, as boas condições do mercado de trabalho, como o rendimento médio real, que cresce desde 2004, e a taxa de desocupação, que declina a cada ano", diz a nota divulgada pela EPE.

Em relação ao avanço do consumo comercial, a EPE lembra que a atividade do setor "vem se expandindo em resposta ao comportamento do consumo de bens e serviços".

Já o consumo industrial de energia elétrica subiu 2% na comparação do terceiro trimestre de 2011 com igual período do ano anterior. O consumo industrial no terceiro trimestre foi puxado, segundo a EPE, pelo desempenho da atividade industrial nas regiões Norte e Centro-Oeste. Já a região Sudeste, que agrega a maior parcela de consumo de energia, cresceu apenas 0,7%.

(Rafael Rosas | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host