IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #24: Ricardo Marques, investidor e sócio da RoiX

Renato Pezzotti

Do UOL, em São Paulo

25/02/2020 04h01

Ricardo Marques, investidor-anjo e sócio da RoiX, é o entrevistado do podcast Mídia e Marketing, publicado hoje (25). No papo, Marques conta sobre a criação da Elemidia, fala sobre seus investimentos em startups de comunicação e comenta sobre a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), que entra em vigor no país em agosto deste ano.

"Vivo a experiência da criação da Elemidia até hoje. O objetivo, no começo, era levar as telas do aeroporto para os prédios comerciais. Criamos a empresa do zero", diz. "A ideia era ter um entretenimento e conteúdo relevante para uma pessoa que estava num ambiente de espera forçada (o elevador). Começamos com 3 telas. Em 2012, saí da empresa com a venda para a Editora Abril", declara o executivo (no vídeo acima, o trecho está a partir dos 4:20).

Depois de negociar sua parte na companhia, Ricardo foi estudar o mundo das startups, em viagens para lugares como Israel e o Vale do Silício, nos Estados Unidos.

"Comecei a estudar a parte vulcânica das startups. Das 25 que comprei, 10 derreteram, 10 eu vendi. Sobraram só 5. Foi um aprendizado muito grande. Fala-se muito de comunicação, mas a maior transformação na sociedade será na saúde. Muito em breve, vai ficar apenas o cérebro da pessoa e o resto, robô. A humanidade, que até pouco tempo vivia 60 ou 70, vai viver até 120 anos", afirma (a partir de 18:30).

Uma destas negociações culminou com a vinda da Vevo, plataforma de vídeos de música, para o Brasil. "A experiência foi incrível. Conheci empreendedores de 15 países. Aprender estas culturas teve muito valor", explica. Marques ainda criou startups como a Spark, de mídia de influência, ao lado do empresário Marcus Buaiz e do ex-atleta Ronaldo Nazário. "O Ronaldo é um fenômeno mesmo. Ele é muito rápido [também nos negócios]", diz (a partir de 23:35).

O executivo também participou da fundação da Mynd, uma das primeiras agências de negociação de artistas para campanhas publicitárias. "A minha sócia, Fátima Pissara, já tinha a visão de cuidar das celebridades como um todo. Eles têm certa carência para trabalhar com marcas", afirma (a partir de 28:01).

O podcast Mídia e Marketing do UOL, com foco em propaganda e criatividade, tem conversas com comandantes de agências, vice-presidentes e diretores de marketing de anunciantes, diretores de criação, empreendedores e executivos de start-ups. Os programas são publicados todas às terças-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.