IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #27: Silvana Balbo, diretora de marketing do Carrefour

Mais Mídia e Marketing
1 | 25

Renato Pezzotti

Do UOL, em São Paulo

16/03/2020 04h00

Silvana Balbo, diretora de marketing do Carrefour, é a entrevistada do podcast Mídia e Marketing publicado hoje (17). No papo, Silvana fala sobre como o varejo tem encarado a transformação digital dos clientes, além de abordar temas como fidelização e liderança feminina.

"Precisamos entender que, no ambiente digital, o cliente tem outro tipo de expectativa. Temos que oferecer, de fato, o que tem a ver com ele. O varejo é um dos setores que mais tem investido em novas ferramentas, com dados, sistemas e análises. Estruturar os dados é a grande euforia do momento", diz a executiva (no arquivo acima, o trecho está a partir de 00:40).

Questionada se o público deixará, um dia, de ir aos supermercados, ela é enfática. "O consumidor não deixará de frequentar os supermercados, principalmente por causa da experiência. A loja física ainda permite uma interação que pode ser fidelizadora", declara (a partir de 6:28).

Silvana também falou sobre liderança feminina. Segundo a executiva, há muitas mulheres na rede, que atuam nos supermercados, que não desejam crescer profissionalmente por causa da vida pessoal.

"Descobrimos que temos [colaboradoras] nas lojas que não querem crescer [profissionalmente] porque têm medo de quanto isso vai impactar a vida pessoal. O grande receio é abrir mão da vida pessoal para se tornar uma boa profissional. Precisamos mostrar que é possível", diz (a partir de 18:58).

A executiva ainda comentou sobre as lições aprendidas com o caso do cachorro Manchinha, morto em uma das lojas da marca em novembro de 2018 --e que gerou uma série de protestos contra a rede.

"Tivemos uma série de aprendizados com o episódio. Você tem que ser muito rápido para se pronunciar. O tempo que a gente levou para entender o que tinha acontecido foi o suficiente para a gente sofrer uma crise de reputação. A velocidade de resposta é fundamental para conseguir amenizar o problema e mostrar para as pessoas o quanto a gente está comprometido", diz Silvana (a partir de 25:44).

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar --no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.