IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #51: Eduardo Baraldi, CEO da Octagon Brasil

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/09/2020 04h01

Eduardo Baraldi, CEO da Octagon Brasil, é o entrevistado do podcast Mídia e Marketing desta semana, publicado hoje (1°).

No papo, Baraldi comenta como o marketing esportivo pode gerar relações duradouras entre marcas e consumidores, além de falar sobre a digitalização recente do mercado no Brasil.

O publicitário aborda oportunidades em conteúdo, naming rights em estádios de futebol e fala como os atletas devem gerenciar suas marcas dentro de uma nova era digital.

"O novo normal já virou um clichê. Mas, de fato, estamos tendo que nos reinventar no esporte e no entretenimento. Esse período fez a gente refletir, repensar os modelos. Não só expôs a fragilidade estrutural do mercado, como acelerou o processo de digitalização. Digital e tecnologia, somados, se tornam uma solução para o futuro do marketing esportivo. Foi quase a descoberta da pólvora", diz (no vídeo acima, este trecho está a partir de 1:05).

Baraldi ainda comenta o acordo de naming rights anunciado pelo Corinthians na noite de ontem. "Vejo com muitos bons olhos. É um golaço para o Corinthians e a marca vai conseguir uma ótima visibilidade. Mas toda a cadeia de parceiros tem que colaborar. O nome do estádio não pode virar só cenografia. Tem que saber conquistar o torcedor para ele também jogar ao lado da marca", diz (a partir de 9:22).

A "década de ouro" foi aproveitada?

O executivo ainda comenta sobre como agências e profissionais aproveitaram (ou não) a "década de ouro" do marketing esportivo no Brasil, tempo em que o país organizou os Jogos Pan Americanos/2007, a Copa do Mundo/2014 e os Jogos Olímpicos/2016.

"Foi o melhor trampolim para o mercado. Hoje, vemos que, estruturalmente, em relação a arenas, entidades e instituições, foi uma grande decepção. Mas quando você olha o legado que ficou nas pessoas, o 'padrão Fifa', vemos que a gente desenvolveu profissionais muito bons", declara (a partir de 12:33).

A Octagon Brasil é uma agência especializada em esportes e entretenimento que está no mercado nacional desde 2009. Nascida em 1984, nos EUA, atua como uma consultoria esportiva em mais de 20 países. Por aqui, atua em três pilares: consultoria, experiência de marca e gerenciamento da carreira de atletas. Um dos seus sócios, desde 2016, é o ex-jogador Ronaldo Nazário.

"A gente sempre se pergunta como utilizar a imagem do Ronaldo. Mas estamos vivendo um momento de fragmentação de poder, então queremos construir a Octagon como força de marca. Agora, ele é nosso super trunfo comercial", diz (a partir de 23:32).

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.