IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #68: Laura Florence, cofundadora da plataforma More Grls

Mais Mídia e Marketing
1 | 25

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/01/2021 04h01

Segundo uma pesquisa da McKinsey, as empresas com maior diversidade em suas equipes alcançam resultados até 21% maiores do que aquelas em que a questão não é uma prioridade. Entretanto, muitas agências de publicidade ainda possuem poucas mulheres em suas equipes —e, nos departamentos de criação, os números são ainda menores. Como mudar este panorama?

Para falar sobre o assunto, o episódio #68 do podcast Mídia e Marketing recebe Laura Florence, cofundadora da plataforma More Grls, ferramenta que conecta criativas a empresas, e diretora executiva de criação da agência Havas Health&You.

"O mercado ainda vê a diversidade como uma pauta social. Mas a diversidade é um problema de negócio —e, não, um problema social. Quando você tem mulheres negras em cargos de liderança, é muito provável que sua empresa seja mais lucrativa. Só que as pessoas parecem impermeáveis aos dados. Sabe por quê? Porque, para mudar, é preciso abrir mão de privilégios, mas nem todos estão cientes de que isso é necessário", diz (no arquivo acima, este trecho está a partir de 11:05).

O More Grls, criado em abril de 2017, é uma plataforma que ajuda a conectar criativas a agências e empresas. Além do mapeamento de criativas por todo o Brasil, a plataforma ainda realiza consultorias de processos de seleção, palestras, workshops e mentoria para criativas. Atualmente, 3.800 profissionais estão cadastradas no site.

"A gente acredita que dá para mudar (a cultura nas agências). Estamos decepcionadas com os resultados? Estamos. Mas a mudança de cultura do nosso mercado é urgente. E a gente está buscando um mecanismo que torna a preocupação em uma ação. Oferecer ferramentas e soluções práticas vai ajudar a impulsionar essas mudanças", afirma (a partir de 8:18).

Laura também fala sobre como a pandemia afetou o mercado de produtos de saúde no mundo da publicidade.

"A indústria (da saúde) é muito poderosa, com muito investimento, mas ainda tem medo da criatividade. A criatividade é amiga da ciência. Marcas têm trabalhado para melhorar a vida das pessoas. Não existe nenhum propósito mais bonito do que salvar vidas", afirma Laura (a partir de 27:11).

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.