IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #108: Rodrigo Iasi, diretor de marketing da Bic

Mais Mídia e Marketing
1 | 25

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/10/2021 15h44

A Bic é uma empresa francesa, mas tem a cara do Brasil. Só aqui são vendidas 300 milhões de canetas, 300 milhões de lâminas e 200 milhões de isqueiros por ano. Como é trabalhar a comunicação de uma marca que alcança desde crianças até os mais velhos?

O aprendizado pela escrita ainda é muito importante e o propósito da marca cresceu muito na pandemia: como é levar essas histórias para o consumidor?

O programa Mídia e Marketing desta semana recebe Rodrigo Iasi, diretor de marketing da Bic, que fala ainda sobre um dos principais desafios da empresa: não deixar faltar produtos nos quase 600 mil pontos de venda pelo país - confira o vídeo da entrevista, na íntegra, acima.

"A categoria é extremamente essencial para o desenvolvimento humano. São diversos benefícios por meio da escrita, como o aprendizado cognitivo, coordenação motora e memorização. Na pandemia, aceleramos muito nossos canais digitais, inclusive com o lançamento de um portal de educação e um e-commerce próprio", afirma (no vídeo acima, este trecho está a partir de 1:46).

A Bic possui cerca de 3 mil produtos, vendidos em papelarias, farmácias, bares, padarias. "Uma das grandes fortalezas da marca é chegar nestes 600 mil pontos de venda, a partir da fábrica em Manaus. Somos o único país do mundo onde a fábrica produz as 3 categorias que estamos", diz (a partir de 5:01).

Iasi também fala sobre outras curiosidades da marca, que está no país há 65 anos. "Tem muita gente que acha que Bic significa "barbeador, isqueiro e caneta". A essência da marca tem muito a ver com o Brasil. Temos muito orgulho disto, desta brasilidade. A Bic está presente em 160 países e somos o 2ª ou 3ª maio operação do mundo, dependendo do câmbio", declara (a partir de 11:30).

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.