IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #111: Patrícia Borges, CDMO da L'Oréal Brasil

Mais Mídia e Marketing
1 | 25

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/11/2021 17h21

As marcas de produtos de beleza e cosméticos estão virando beauty techs, com foco em inovação e tecnologia. Mas o que isso significa para o consumidor? E como é o desenvolvimento de produtos específicos para o público brasileiro?

O programa Mídia e Marketing desta semana recebe Patrícia Borges, chefe do digital e do marketing da L'Oréal Brasil, que fala ainda sobre os planos da empresa francesa, há 60 anos no país, de ter até 50% de suas vendas no ambiente online num futuro próximo —confira a entrevista, na íntegra, no vídeo acima.

Mas o que significa ser uma 'beauty tech'? "É a maneira que a gente se apresenta como organização: uma empresa de beleza, com a tecnologia no coração dos negócios. O futuro da indústria da beleza passa por produtos, mas também por inovação em serviços e experiências digitais que potencializem a compra dos produtos", afirma a executiva (a partir de 16:34).

Para Patrícia, o futuro do negócio de beleza será cocriado com o ecossistema de startups - até por isso a companhia é mantenedora dos hubs de inovação Cubo, em São Paulo, e Fábrica de Startups, no Rio de Janeiro.

"Temos um papel fundamental em fomentar o ecossistema, até mesmo para se retroalimentar do que for criado lá. O e-commerce no WhatsApp, por exemplo, foi uma solução criada por uma startup, que tinha essa tecnologia. Só assim pode ser feito de forma rápida", diz.

E, com o avanço da pandemia, como foi passar a vender via WhatsApp? Como a empresa tem se estruturado para ampliar suas vendas no digital?

"Acreditamos que, nos próximos anos, 50% das vendas acontecerão nos canais online. Hoje, este índice é de 29%. Estamos nos estruturando para isso, com mudanças nas áreas de Suprimentos, Logística, Comercial e Mídia", diz a executiva da L'Oréal (a partir de 12:25).

A executiva ainda que conta que o índice de conversão nas vendas via WhatsApp é entre 10% e 14%. No e-commerce médio, este número gira em torno de 2%.

"Ter com quem conversar é muito relevante, ainda mais para o consumidor brasileiro, super social. Precisamos nos humanizar enquanto a gente se digitaliza e o WhatsApp, por exemplo, nos possibilita essa relação", declara.

Atualmente, a L'Oréal é uma das maiores empresas de beleza do mundo. Possui 36 marcas em seu portifólio, sendo 20 delas com atuação no Brasil, quarto maior mercado de beleza do mundo. Por aqui, está presente com marcas como L'Oréal Paris, Garnier, Niely, Colorama, La Roche-Posay, Lancôme, Ralph Lauren e Giorgio Armani, por exemplo.

"O mercado brasileiro é extremamente estratégico para o mundo todo. A diversidade de etnias é muito relevante. Dos tipos de cabelo que a LÓréal cataloga no mundo, por exemplo, a gente tem todos. Isso nos torna um playground de inovação. É um centro de inovação da L'Oréal para o mundo", diz Patrícia (a partir de 26:19).

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.