IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #123: Renata Lamarco, diretora de marketing do Outback

Mais Mídia e Marketing
1 | 25

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/03/2022 14h45

Uma das características mais fortes do Outback Steakhouse é o clima alegre nos restaurantes. Como a marca tem lidado com a transformação digital do consumidor? E como foi a experiência de digitalizar um restaurante em poucos meses?

O programa Mídia e Marketing desta semana conversa com Renata Lamarco, diretora de marketing, comunicação e vendas da Bloomin' Brands, empresa dona das marcas Outback, Abraccio e Aussie Grill -veja a entrevista, na íntegra, no vídeo acima.

"Começamos nosso delivery em 2018. Mas o Outback não é só sobre entregar comida. O produto faz parte da experiência, então tentamos levar um pouco do restaurante para a casa das pessoas. O início foi bastante agressivo: levamos o delivery para todos os restaurantes em 10 dias", afirma a executiva (a partir de 1:58). O Outback, hoje, possui 123 unidades no Brasil.

"Em muitos mercados, delivery era só de pizzaria. A gente teve uma entrada de novos consumidores e uma frequência maior. No auge da pandemia, tivemos mês que fizemos 500 mil pedidos", declara (a partir de 5:01).

Renata, formada em Publicidade e Propaganda pela FAAP e pós-graduada pela University of Chicago, também conta como uma mudança simples deu muito mais relevância à cadeira de marketing: há 5 anos, ela também responde pelas vendas do grupo no Brasil.

"Traz uma sensibilidade do negócio como um todo. Temos que buscar o lado emocional, mas sermos muito mais eficientes. Tivemos muitas inovações neste tempo. Mudamos o cardápio por causa de um e-mail de um cliente. Eu pessoalmente leio as sugestões e críticas de todos os canais. Isso muda tudo. Hoje, por exemplo, 15% dos hambúrgueres são veganos ou vegetarianos", afirma Luciana (a partir de 11:50).

"Temos o dedo no pulso das vendas. Olho as vendas do almoço para vender o jantar. Temos que entender os dados dos clientes para sermos muito mais eficientes, para sempre buscar uma forma mais relevante, mais aderente, para gente se comunicar. Uma mão olha o curto prazo, vendas e resultado. A outra vê o longo prazo, investimento na marca e na companhia: entregando resultados, mas mantendo clientes felizes", diz (a partir de 35:51).

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.