Tablet com lente identifica praga em plantas; veja 10 aplicativos rurais

Arte/UOL
Aplicativos para smartphones e tablets, softwares e bancos de dados acessíveis por computador facilitam a vida dos agricultores, permitindo acompanhar a produtividade das lavouras e controlar a operações de máquinas agrícolas, entre outras tarefas. Conheça, a seguir, dez programas voltados para o campo e veja o que eles podem fazer pelo produtor rural.
Basf/Divulgação
O Digilab, desenvolvido pela Basf, ajuda o produtor a descobrir qual praga está atingindo uma plantação. Com uma lente acoplada ao tablet, o programa amplia em até 100 vezes as imagens de plantas doentes, que podem ser comparadas com as de um banco de dados; se as fotos não bastarem para descobrir a doença, perguntas podem ser enviadas para técnicos da Basf; com as lentes, o uso do app custa até R$ 3.900 por ano (www.basf.com.br).
Simova/Divulgação
O sistema BoB.AGRO, desenvolvido pela Simova, empresa de São José dos Campos (SP), permite que o gerente de uma fazenda acompanhe a operação de cada equipamento em campo através de informações enviadas por celular (www.simova.com.br).
Simova/Divulgação
A Simova, que desenvolveu o software BoB.Agro para celulares, tablets e computadores, afirma que com ele o gestor saberá à distância exatamente o que está acontecendo em todos os pontos da fazenda; na imagem, uma tela com o status das máquinas utilizadas em uma propriedade.
Simova/Divulgação
O BoB.AGRO, da empresa Simova, sediada em São José dos Campos (SP), cria gráficos indicando que máquinas estão em uso, por qual motivo estão fora de operação ou em que tipo de trabalho foram utilizadas, entre outras opções.
Embrapa/Divulgação
Disponível gratuitamente na internet e acessível também através de tablets e smartphones, o Ageitec reúne informações da Embrapa sobre produtos agrícolas que vão da cana-de-açúcar ao leite e à mamona (www.agencia.cnptia.embrapa.br).
GAtec/Divulgação
Com o aplicativo Lynx Dashboard, da GAtec, empresa com sede em Piracicaba (SP), é possível acompanhar a produtividade da lavoura por computador, tablet ou celular; na imagem, a linha vermelha indica a meta de colheita a ser atingida, e as barras, a quantidade de cana produzida a cada mês (www.gatec.com.br).
GAtec/Divulgação
Além de computadores, o aplicativo Lynx Dashboard, da GAtec, também roda em smartphones e tablets de todos os sistemas operacionais e pode ser usado em diferentes tipos de culturas; na imagem, cada cor do gráfico indica de qual fazenda veio a cana-de-açúcar enviada para uma usina.
Embrapa/Divulgação
Disponível na internet e acessível também através de smartphones, a Infoteca-e, da Embrapa, reúne acesso on-line a um banco de dados com publicações, áudios e vídeos sobre tecnologias da empresa, que, com frequência, são gratuitas (www.infoteca.cnptia.embrapa.br).
Arvus Tecnologia/Divulgação
O sistema Arvus, da Arvus Tecnologia, coleta dados com um computador instalado em máquinas agrícolas; parecido com um tablet, ele envia informações pela internet que podem ser acessadas em computadores, smartphones e tablets com qualquer tipo de sistema operacional (www.arvus.com.br).
Arvus Tecnologia/Divulgação
Com as informações colhidas pelos tablets com o sistema Arvus, é possível identificar o tempo que uma máquina fica parada e sua localização por GPS, por exemplo.
Embrapa/Divulgação
O programa online Diagnose, desenvolvido pela Embrapa, é gratuito e ajuda o agricultor a identificar as doenças que atacam plantações de milho, soja e feijão; na foto, usuário escolhe na tela a opção de imagem que mais se parece com os sintomas de suas plantas (www.diagnose.cnptia.embrapa.br).
Embrapa/Divulgação
O programa Diagnose, desenvolvido pela Embrapa, pode ser acessado on-line por smartphones, tablets e computadores; na foto, a imagem ampliada de uma folha com sintomas de uma praga serve para que o agricultor compare com os problemas encontrados em sua plantação
Próxima/Divulgação
Entre outras funções, o aplicativo Pims MC, da Próxima, monta um mapa através do qual é possível identificar a rota de uma máquina agrícola por geolocalização. O sistema roda em smartphones (iOS e Android) e em computadores (www.totvs.com).
Próxima/Divulgação
O Pims MC, da Próxima, empresa sediada em Piracicaba (SP), é um aplicativo que permite ao agricultor acompanhar toda a produção, da contratação do trabalhador até o funcionamento das máquinas.
Embrapa/Divulgação
Disponível na internet e acessível também por tablets e smartphones, o Agritempo, da Embrapa, mostra gratuitamente o clima em todo o Brasil com base em informações de mais de 1.300 estações meteorológicas (www.agritempo.gov.br).
Play Store
O app Suplementa Certo (apenas para o sistema Android), da Embrapa, é gratuito e permite que o produtor compare o rendimento de diferentes marcas de suplementos para a alimentação de gado de corte (play.google.com/store/apps).
Embrapa/Divulgação
O Suplementa Certo, para smartphones com sistema Android, pode ser utilizado para avaliar o custo/benefício da suplementação de animais na época de seca e também para comparar o rendimentos de produtos de marcas diferentes.