Facebook rural criado por argentino conquista agricultores do Brasil Edson Silva/Folhapress Em fevereiro de 2012, o produtor argentino de soja Mariano Torrubiano criou a rede social Sojabook, espécie de Facebook voltado para agricultores; hoje, o site conta com 20 mil usuários, 6.000 deles brasileiros, e fatura R$ 100 mil mensais, segundo o dono. Mais Sojabook/reprodução Assim como no Facebook, qualquer internauta pode criar gratuitamente um perfil no SojaBook, rede social que atrai proprietários rurais e profissionais ligados ao agronegócio. É possível escolher o idioma entre português, espanhol e várias outras opções. Mais Sojabook/reprodução Numa seção chamada "Consultas a Especialistas", técnicos de diversas áreas se oferecem para resolver problemas de usuários; esse tipo de troca é um dos principais atrativos do SojaBook, rede que reúne profissionais do meio rural. Mais Sojabook/reprodução A rede social SojaBook tem grupos sobre várias questões da agricultura, onde fazendeiros e profissionais do setor podem trocar informações. Mais Sojabook/reprodução Alguns usuários criticam o SojaBook pela falta de organização das comunidades; no canto direito da tela mostrada na imagem, um agricultor usa um chat aberto para fazer propaganda de uma propriedade que gostaria de vender, apesar de haver uma sessão de classificados na rede. Mais Sojabook/reprodução O SojaBook tem uma sessão específica para venda de equipamentos e serviços; Mariano Torrubiano, criador da rede social voltada para profissionais do campo, tem planos para criar um serviço de vendas coletivas dedicado somente ao agronegócio. Mais Sojabook/divulgação De 20 mil usuários do SojaBook, 6.000 vêm do Brasil, país onde a rede social voltada para agricultores mais cresce; para divulgar a rede, seu proprietário, Mariano Torrubiano, participa de feiras como a Demo Brasil (na imagem), voltada para startups, que aconteceu em maio, em São Paulo. Mais