Cafeteria e cafés especiais são estratégia de produtores para ganhar mais

José Bonato/UOL
Produtores de café, como Mariana Boechat, de Cravinhos (SP), abrem cafeterias, lançam marcas próprias e apostam no consumidor final para compensar os preços baixos pagos no mercado de grãos. Conheça mais sobre essa tendência clicando nas fotos acima Mais
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Cada saca de café produzido na fazenda Sapecado, em Cravinhos (SP), de propriedade de Francisco Castilho, vale cerca de R$ 400 no mercado de grãos crus; transformada em bebida na cafeteria DOC Café, conduzida por Carolina (à esq.) e Mariana Boechat, a mesma saca vale quase 50 vezes mais Mais
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A fazenda Sapecado, propriedade conduzida por Francisco Castilho em Cravinhos (SP), colhe, em média, 3.500 sacas por ano, em 65 hectares cultivados Mais
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Sede da fazenda Sapecado, em Cravinhos (SP), cujos proprietários têm uma cafeteria em shopping da região; eles abriram franquia da loja e já negociam a criação de outras duas em cidades do interior paulista Mais
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Com preço da saca de café em baixa, produtores estão mirando o consumidor final para aumentar a rentabilidade das colheitas e reduzir a dependência em relação ao mercado de grãos, onde os valores pagos nem sempre cobrem o custo de produção Mais
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Os irmãos Andréa e Rudolf Kamensek Jr. vêm de uma família que produz café há mais de um século; um ano atrás, lançaram uma marca própria, a Ananias, com grãos produzidos em fazendas em São Paulo e no sul de Minas Gerais Mais
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O Café Vicentini, que produz seus grãos em 300 hectares distribuídos entre cinco fazendas centenárias em Altinópolis (foto), vem mirando forte o consumidor final nos últimos quatro anos Mais
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De acordo com o diretor da Abic (Associação Brasileira da Indústria do Café), Nathan Herszkowicz, o segmento de bebidas especiais cresce 15% ao ano. O Brasil, afirma, vem sendo considerado o maior provedor de grãos de alta qualidade, mercado que gira em torno de R$ 2 bilhões por ano Mais
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Das 47 milhões de sacas previstas para a safra deste ano de café no Brasil, somente 5 milhões são especiais ou gourmet, segundo a Abic(Associação Brasileira da Indústria do Café) Mais