IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Sete Estados serão oficializados como zonas livres de aftosa nesta semana

UOL

Do UOL, em São Paulo

02/09/2013 19h19

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) oficializará, ao longo desta semana, o reconhecimento de sete estados brasileiros como zonas livres de febre aftosa, conforme anúncio realizado no início de agosto.

Durante assinatura do termo que atestava a segurança do norte do Pará contra a doença – o Centro-Sul já estava certificado – , o ministro da Agricultura, Antônio Andrade, informou que Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte ganhariam o mesmo status.

Nesta segunda-feira (2), o ministro assinou instrução normativa reconhecendo o Maranhão como área livre de aftosa com vacinação. Nesta terça (3), assinará documento idêntico no Ceará durante a manhã e no Piauí à tarde. Segundo a assessoria de comunicação do Mapa, a previsão é que até sexta-feira a oficialização esteja concluída em todas as áreas anunciadas.

Reconhecimento internacional deve ser obtido em maio de 2014

Após o reconhecimento pelo Ministério da Agricultura, o próximo passo é enviar pleito à OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) solicitando o aval internacional para as novas áreas. A solicitação será feita em outubro e a expectativa é que o certificado da OIE seja obtido em maio de 2014.

O objetivo do Brasil é obter da entidade o status de país livre da doença até 2015. Para isso, é preciso esforço para imunizar os rebanhos do Amapá, de Roraima e de parte do Amazonas. As três áreas ainda são consideradas de alto risco.

O estado de Santa Catarina é a única área no Brasil considerada livre da doença sem necessidade de vacinação, desde 2007.

(Com Ag. Brasil)