IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cartão que pode ser lido com celular é novo documento de pescador no Brasil

UOL

Do UOL, em São Paulo

03/09/2013 12h04

O governo federal inicia por Santos, em São Paulo, a distribuição das novas carteiras de pescador. O documento agora é semelhante a um cartão de crédito e não precisa mais ser renovado anualmente.

O cartão possui a tecnologia do QR Code, uma espécie de chip, que permite que o pescador seja identificado com a ajuda de um telefone celular.

O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, estará na prefeitura municipal de Santos, nesta quarta-feira (4), para fazer a entrega dos primeiros 50 documentos. O evento integra a programação da Semana do Peixe, que busca divulgar a importância do consumo de pescado em todo o país.

A substituição do documento antigo e recadastramento dos pescadores integram uma estratégia do Ministério da Pesca e Aquicultura para coibir fraudes e garantir que apenas os verdadeiros pescadores tenham acesso aos benefícios sociais oferecidos à profissão – especialmente ao Seguro Defeso, que é pago ao trabalhador nos períodos em que ele está proibido de pescar.

Em agosto, governo suspendeu 81 mil registros de pescadores no país

“Nós queremos que o pescador possa executar suas atividades com dignidade e queremos planejar cada vez melhor as políticas públicas, para que a profissão possa ser exercida por muitos e muitos anos, com respeito à lei e ao meio ambiente”, explicou o ministro.

No mês passado, o ministério suspendeu 81 mil registros de pescadores em todo o país. Os pescadores são obrigados a se recadastrar no mês em que fazem aniversário. Depois disso passarão a apresentar, anualmente, um relatório de atividades, que comprova o exercício da profissão.

Semana do Peixe promove pescado nacional

A décima edição da Semana do Peixe foi aberta em Brasília nesta segunda-feira (2) e mobiliza todo o país em torno do consumo de pescado. A meta é demonstrar à população a importância do peixe na alimentação e promover o produto nacional.

Estão previstas ações promocionais em feiras livres e supermercados, palestras e eventos culinários em quase uma centena de cidades em todo o país.

A presença do ministro em Santos está associada à importância da cidade para a pesca no Brasil. Santos recebe boa parte do pescado distribuído ao país e mantém, em sua região metropolitana, a maior concentração de pescadores do Estado de São Paulo.

De acordo com informativoe do Ministério da Pesca, a Semana do Peixe cumpre o mesmo papel da Semana Santa no segundo semestre do ano, elevando o consumo, em média, em 20% e reduzindo o preço em até 15%, especialmente nos supermercados, que costumam aderir ao movimento voluntariamente.