IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Brasil terá safra recorde de café para ano de baixa produção

UOL

Do UOL, em São Paulo

09/09/2013 15h28

O Brasil deverá colher em 2013 um total de 47,54 milhões de sacas de 60 kg de café beneficiado, segundo informação da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). É um recorde histórico para uma safra em período de baixa bienalidade.

A bienalidade é caracterizada pela variação de anos com alta e baixa produção, o que é mais pronunciado no café do tipo arábica do que no café conilon. Essa sazonalidade, comum na cultura, vem se reduzindo nos últimos anos. 

“Este fato se deve à maior utilização da mecanização, aliada às inovações tecnológicas, às exigências do mercado, à qualidade do produto e à boa gestão da atividade”, afirmou o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Sílvio Porto Silvio Porto, nesta segunda-feira (9), durante a divulgação do resultado da safra. 

Segundo a Conab, o resultado representa uma redução de 6,46% (3,28 milhões de sacas), quando comparado aos 50,83 milhões do período anterior, de alta. A maior redução foi observada no café arábica, que teve queda de 1,68 milhões de sacas, seguida pelo robusta, com 1,61 milhão.

Minas encabeça produção de café arábica no país; Espírito Santo é líder em conilon

Estimada em 36,7 milhões de sacas, a produção de café arábica corresponde a 77,12% do volume de café produzido no país, e tem como maior produtor o estado de Minas Gerais, com 25,87 milhões de sacas.

Já a produção do café do tipo conilon, também chamado de robusta, contabilizada em 10,88 milhões de sacas, representa 27,88% do total nacional e tem como maior produtor o Espírito Santo.