IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo inaugura instalações de quarentena para porcos importados

04/04/2014 12h11

Para proteger as criações de porcos no Brasil da entrada e disseminação de doenças de alto risco e impacto econômico, o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) vai inaugurar instalações especiais para quarentena de suínos importados nesta terça-feira (8), nas dependências da Estação Quarentenária, em Cananeia (SP).

O objetivo é garantir a segurança do rebanho brasileiro, principalmente após o surto de PED (Diarreia Epidêmica Suína) em países que regularmente exportam suínos vivos ao Brasil para reprodução.

O serviço de quarentena tem a finalidade de reter os animais importados em um galpão, onde são liberados após a comprovação de sanidade. No Brasil, a EQC é o único estabelecimento regulamentado pelo Mapa para receber os animais importados e para a emissão de certificado.

Segundo o diretor do DSA (Departamento de Saúde Animal), Guilherme Marques, a realização do comércio internacional está relacionada com a possibilidade da transmissão de doenças e, em consequência, este mercado deve ser controlado por exigências sanitárias adequadas.

A Diarreia Epidêmica Suína é uma doença viral que causa diarreia aguda, levando à desidratação e à morte dos animais.

De acordo com o Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), o vírus é fatal apenas para suínos jovens e não representa ameaça à saúde humana ou à segurança dos alimentos.