! Conheça 20 livros de cabeceira para empreendedores

Conheça 20 livros de cabeceira para empreendedores

Informações sobre o álbums
  • editoria:Geral
  • galeria: Conheça 20 livros de cabeceira para empreendedores
  • link: http://economia.uol.com.br/album/120411_livrosempreendedores_album.jhtm
  • totalImagens: 20
  • fotoInicial: 3
  • imagePath: http://ec.i.uol.com.br/album/
  • baixaResolucao: 0
  • ordem: ASC
  • legendaPos:
  • timestamp: 20120413103116
    • Especial Empreendedorismo [60308]; Especial Empreendedorismo - Abra seu Negócio [60325]; Especial Empreendedorismo - Gerencie sua Empresa [60326];
Fotos
"The Lean Startup" (Apoio para o início, em tradução livre), de Eric Ries e editado pela Crown Business, é uma das indicações de Bob Wollheim, sócio-fundador da Sixpix. A obra trata de um conjunto de processos usados por empreendedores para desenvolver produtos e mercados. "Um manual de como fazer uma startup com recursos limitados, o que é quase sempre o caso de uma startup" Divulgação Mais
Indicado por Bob Wollheim, sócio-fundador da Sixpix, "The Back of the Napkin" (O verso do guardanapo, tradução livre), de Dan Roam, é uma publicação do Penguim Group. Para o autor, mão, caneta e guardanapos são suficientes para resolver qualquer questão de um negócio. "Usando figuras para estruturar e resolver problemas tudo fica mais simples, mais visual e mais intuitivo", diz Wollheim Divulgação Mais
"Empreendedorismo - Transformando Ideias Em Negócios", de José Dornelas, editora Campus, é a sugestão de David Portes, ex-camelô e hoje empresário e palestrante de sucesso. O título trata desde a concepção da ideia e da elaboração do plano de negócios até a criação efetiva da empresa. "Dá ao leitor condições de analisar todas as oportunidades de maneira crítica e prática" Divulgação Mais
Ex-camelô e hoje empresário e palestrante de sucesso, David Portes também aconselha a leitura de um clássico: "Marketing de A a Z", de Philip Kotler, editado pela Campus. "Traz tudo o que um profissional precisa saber para colocar em prática no seu negócio. Há cerca de 80 conceitos considerados básicos, explicados de forma muito acessível" Divulgação Mais
Eloy Tuffi, ex-vendedor ambulante e hoje dono da Microcamp, destaca a "A Lei do Triunfo", de Napoleon Hill, editado pela José Olympio. O foco da obra são as diversas maneiras de se agregar valor a produtos ou serviços. "É assim que procuro ganhar destaque nas novidades apresentadas para meu publico" Divulgação Mais
"Ganhando Mais", de Ian Brooks, publicado pela Fundamento é também indicação de Eloy Tuffi, dono do Microcamp, uma das maiores redes de franquias de educação do país. A publicação aborda, entre outros aspectos da gestão, a importância que deve ser dada aos funcionários, não só aos consumidores. "Acho interessante por tratar também da autoconfiança na direção dos negócios. Serve como um estímulo para acreditarmos em nós mesmos" Divulgação Mais
"É um livro delicioso para se entender como, depois de anos de inflação e a academia ensinando apenas como se conseguir um bom emprego nas multinacionais, o jovem Brasil empreendedor revive." Esses são os elogios do professor da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) Gil Giardelli ao "Empreender não é Brincadeira!", escrito Bob Wollheim e Pyr Marcondes, da editora Negócio. Divulgação Mais
Também indicado pelo professor da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) Gil Giardelli, "A Escola dos Deuses", de Stefano Elio D'Anna e editado pela Barany fala da essência de empreender. "Esse movimento ocorre quando o autor explora o sonho de mudar as coisas através do empreender." Para D'Anna, "isso que a humanidade chama realidade não é outra coisa senão o reflexo do seu sonho" Divulgação Mais
Um dos maiores best-sellers de todos os tempos, "O Maior Vendedor do Mundo", de Og Mandino, editado pela Record é a aposta de Guilherme Paulus, sócio-fundador da CVC, a maior operadora de viagens da América Latina. "Essa obra sabe traduzir a essência do que é ser o maior vendedor do mundo. Não basta apenas trabalhar e vender, é preciso saber lidar bem com as emoções e pressões do cotidiano para que os benefícios apareçam" Divulgação Mais
Guilherme Paulus, dono da CVC, também aconselha a leitura da biografia de Lee Iacocca, da editora Random House. Iacocca se tornou presidente da Ford e, depois de assumir o posto por oito anos, foi demitido. Em seguida, assumiu a presidência da Chrysler e a empresa entrou em bancarrota, mas ele conseguiu reerguê-la. "O livro mostra que as pessoas que chegaram num posto muito elevado são seres humanos, que passaram por dificuldades, falta de experiência e cometeram erros" Divulgação Mais
De Jarbas de Castro Neto, dono da Opto Eletrônica, vem a indicação de "A cabeça de Steve Jobs", escrito por Leander Kahney e editado pela Agir, uma das mais famosas biografias do criador da Apple. "Recomendo por desenvolver um pensamento fundamental de Jobs: 'não deixe o barulho da opinião dos outros abafar sua voz interior. E mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição'" Divulgação Mais
Fã do criador da Apple, Jarbas de Castro Neto chama atenção também para "Steve Jobs, a Biografia", de Walter Isaacson, da Companhia das Letras. "'Não faz sentido olhar para trás e pensar: devia ter feito isso ou aquilo, devia ter estado lá. Isso não importa. 'Vamos inventar o amanhã.' Essa é a frase que resume tudo o que ele pensa" Divulgação Mais
Marco César Bassi, sócio-fundador do grupo HDI, lança luz sobre "Virando a própria mesa", de Ricardo Semler, editado pela Rocco. Com um humor ácido e críticas inteligentes, é um dos poucos livros não-técnicos de administração que não têm um tom de autoajuda. "Ainda deixa claro que, nem sempre, risco é ruim. É preciso ter consciência de que empreender é um risco que deve ser assumido de forma calculdada para inovar" Divulgação Mais
"Tecnologia Bancária no Brasil: uma História de Conquistas, uma Visão de Futuro", de Karman, Meirelles e Diniz é uma lição de como foi desenvolvida no passado recente a TI (Tecnologia da Informação) Bancária. É também a indicação de Marco César Bassi, sócio-fundador do grupo HDI, a terceira maior empresa de certificação de qualidade do país. "Para as futuras gerações acertarem no que é bom e não errarem no que foi mal sucedido" Divulgação Mais
Estratégia e competição são o mote de "A Arte da Guerra", de Zun Tsu, editado pela L&PM Pocket. Ensinamentos e táticas podem ser aplicados à gestão de empresas. "Indico porque as mudanças são a única certeza que temos", afirma o presidente da Global Franchise, Paulo César Mauro Divulgação Mais
"Reclamação de Cliente? Não tem Melhor Presente", de Moller e Barlow e editado pela Futura, é a pergunta que não quer calar do presidente da Global Franchise, Paulo César Mauro. E a resposta vem depressa. "Dá a dimensão de como a pesquisa de mercado é o que direciona os negócios" Divulgação Mais
Sidney Rabinovitch, sócio-fundador da Fom, indica "Nação Empreendedora - O milagre econômico de Israel e o que ele nos ensina", de Dan Senor e Saul Singer, da editora Évora, é prova de que abrir seu próprio negócio, muitas vezes, exige 1% de inspiração e 99% de transpiração. "Empreender é, em primeiro lugar, desconfortável. Em segundo lugar, é ação. E se for feito em prol da criação de algo melhor para alguém ou para o mundo, melhor ainda" Divulgação Mais
"O Marketing na Era do Nexo", de Walter Longo e Zé Luis Tavares e editado pela Best Seller, é também sugerido por Sidney Rabinovitch, sócio-fundador da Fom. Parodiando o título, é possível enxergar, depois da leitura, nexo nas ferramentas modernas do marketing. "Gosto deste trecho que tem a ver com postura de empreendedor: 'empreender significa arriscar nosso ego -- uma boa fórmula de recompensa'" Divulgação Mais
A ideia de que o homem não é uma vítima impotente, insignificante é o mote de "A Nascente", de Ayn Rand, editado pela Landscape e indicado por Silvana Marmonti, sócia-diretora da rede Amor aos Pedaços. "Um livro escrito há mais de 65 anos e, na verdade, nada mudou. O que importa é a perseverança, todos os obstáculos que temos de transpor ao longo da vida" Divulgação Mais
Editado pela Rocco, "Blink, a decisão num piscar de olhos", de Malcolm Gladwell, é mais uma sugestão da sócia-diretora da rede Amor aos Pedaços, Silvana Marmonti. Trata a intuição como importante ferramenta de decisão, um diferencial que deve ser mais valorizado no mercado de trabalho e na vida pessoal. "Um livro extremamente interessante que te faz entender as percepções distorcidas" Divulgação Mais

Últimos álbuns publicados

comunicar erroCOMUNICAR ERRO