Veja como é fabricado um Boeing 737

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Com partes vindas de diferentes lugares dos EUA e do mundo, a montagem final de um 737 acontece na fábrica da Boeing em Renton, no Estado norte-americano de Washington. Esse "jogo de encaixar" leva aproximadamente nove dias. Veja a seguir as principais etapas dessa montagem Mais
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A empresa Spirit AeroSystems fabrica a fuselagem (ou corpo) de cada aeronave 737 na cidade de Wichita, no Kansas (EUA). Essa fuselagem viaja de trem durante oito dias, percorrendo cerca de 3.200 quilômetros Mais
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A fuselagem chega à fábrica da Boeing em Renton, Washington, onde começa o processo de montagem final. O exterior de cada fuselagem recebe uma fina camada protetora de tinta verde, que será removida antes de a aeronave ser pintada Mais
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A próxima etapa é começar as instalações internas. A fuselagem é colocada, com ajuda de guindastes, na área de "sistemas e instalação", em um dos dois galpões da Boeing em Renton. Os mecânicos instalam 80% do piso permanente, e 20% é piso temporário -em áreas onde terá que ser removido depois para realização de outros serviços Mais
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Também instalam os sistemas elétrico e hidráulico, encanamentos, e mantas isolantes do lado interno da fuselagem. Nessa etapa, também são instaladas as portas sobre as asas e o radome (peça que protege a antena do radar) no nariz do avião Mais
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Em seguida, o 737 segue para a área de "montagem de asa e extremidades de asa (winglet)". O processo de fabricação da asa começa em um prédio separado, também na cidade de Renton, e termina em um dos prédios de montagem final. Em sua parada final, um par de asas recebe os sistemas hidráulico e elétrico. É opcional a colocação das extensões de asa (Blended Winglets). Elas melhoram a eficiência no uso do combustível, reduzem o barulho na decolagem e reduzem a queima de combustível em voos de longa distância. Cerca de 90% das aeronaves contém essas peças Mais
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Em seguida, vem o momento de juntar as asas ao corpo da aeronave. Um guindaste carrega as asas até a posição para serem encaixadas, e mecânicos usam um sistema de laser para alinhar as asas ao corpo da aeronave e, então, afixá-las Mais
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Depois, mecânicos instalam o trem de pouso, e o avião vai para a "linha em movimento", uma linha de montagem em movimento contínuo, que, devagar, leva produtos de uma equipe de montagem para outra Mais
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Depois que as asas são unidas à fuselagem, é a vez da cauda do avião ser incorporada. A aeronave parece mais "pronta" após serem instalados a cauda (vertical), os estabilizadores horizontais e o leme pintado. Essa peça é pré-pintada porque isso ajuda a estabilizá-la durante a instalação. Uma pintura convencional pode pesar até 1,5 kg por litro Mais
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Os mecânicos também adicionam encanamentos, tubos e dutos, e equipam os controles de voo Mais
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A seguir, mecânicos terminam as instalações internas. Nessa fase, paredes laterais, assentos, banheiros, cozinha e afins são instalados. As tripulações realizam cerca de cinco "dias de voo" de testes funcionais antes de a aeronave receber seu motor Mais
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O núcleo do motor é fabricado pela fornecedora CFM em Ohio, e ele é enviado de caminhão até Renton. Lá, a Boeing acrescenta o sistema hidráulico, encanamentos, exaustão e supressão de incêndio para completar a fabricação do motor. Cerca de dois terços dos motores chegam da CFM em Ohio, e um terço da Snecma, na França. Os motores custam cerca de um quinto do preço do avião Mais
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Depois de as partes internas terem sido instaladas, o avião está pronto para ser carregado para fora da fábrica para ser pintado. A pintura leva cerca de três dias e pode ser feita tanto em Renton ou em outra fábrica da Boeing em Seattle, Washington Mais
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O avião quase completo passa cerca de cinco dias no pátio de Renton, antes de fazer seu primeiro voo (ou B1). Os toques finais no pátio de Renton incluem instalação de sistemas eletrônicos (avionics), como sistema de comunicações, navegação, painel etc. Aí o avião também tem o motor testado e é abastecido Mais
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Para dar conta dessa produção, a fábrica da Boeing em Renton, Washington, tem quase 70 mil metros quadrados Mais
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Atualmente, 35 aeronaves 737 são produzidas por mês. A empresa quer chegar a 38 por mês no segundo trimestre de 2013, e depois a 42 por mês em meados de 2014 Mais