Veja como é fabricado o helicóptero EC725 Alan Marques/Folhapress Veja a seguir como é fabricado o EC725, da Helibras, helicóptero utilizado pela presidente Dilma Rousseff e pela Petrobras, que demora até dois anos para ser produzido. Mais Leandro Moraes/UOL A Helibras pretende ser a 'Embraer dos helicópteros'; até 2017, a fábrica localizada em Itajubá (MG) irá produzir 50 helicópteros comerciais e militares para as Forças Armadas Mais Leandro Moraes/UOL As peças do EC725 vêm separadas da França e passam por cinco grande etapas no Brasil. São elas: montagem, banco de testes, pintura, manutenção e instalação elétrica Mais Leandro Moraes/UOL Até 2014, 50% de todo o processo de fabricação do helicóptero deve ser nacionalizado, diz a Helibras; a parte elétrica, por exemplo, será de responsabilidade de fábricas brasileiras Mais Leandro Moraes/UOL A montagem da versão militar dos helicópteros tem sistemas mais complexos, mísseis e radares, o que exige maior nível de preparação e capacitação dos funcionários Mais Leandro Moraes/UOL Cerca de 650 funcionários trabalham na linha de produção dos helicópteros no país, em turno de 10 horas; na foto, funcionário instala circuito elétrico do EC725 Mais Leandro Moraes/UOL A Helibras realiza intercâmbio de aprimoramento com outras fábricas da Eurocopter pelo mundo, principalmente na França; na foto, técnicos franceses e brasileiros instalam parte elétrica do helicóptero Mais Leandro Moraes/UOL O EC725 pesa cerca de 5,5 toneladas e é o primeiro projeto com versão militar do país Mais Leandro Moraes/UOL O rotor é um conjunto de cinco pás que formam o motor do helicóptero; ele é o responsável por fazer o helicóptero 'parar' no ar, o que não acontece com os aviões Mais Leandro Moraes/UOL Painel de controle do EC725, onde o piloto tem informações de velocidade, altitude e localização Mais Leandro Moraes/UOL O vidro do helicóptero possui filamentos para desembaçamento com conexões banhadas a ouro e suporta condições extremas de voo; na foto, técnico finaliza instalação de vidros no EC725 Mais Leandro Moraes/UOL Um projetista 'desenha' o mapa dos fios que irão controlar toda a parte elétrica do helicóptero; são mais de 28 tipos de cabo que integram desde os equipamentos de navegação até o aparelho de blu-ray Mais Leandro Moraes/UOL A pá de um helicóptero é recheada com um tipo de papelão especial; apesar da aparente fragilidade, ela resiste, em média, a 20 mil horas de voos e suporta um peso de até nove toneladas Mais Leandro Moraes/UOL A pá da hélice é revestida de fibra de carbono e possui uma área mais resistente de aço inox, chamada board de ataque Mais Leandro Moraes/UOL A pintura é uma das últimas etapas da fabricação de um helicóptero; são utilizadas tintas especiais que resistem a condições extremas em voos Mais Leandro Moraes/UOL Antes da entrega do helicóptero, são realizados 21 testes de voo; a Helibras possui uma pista destinada à realização dos testes em Itajubá (MG) Mais Leandro Moraes/UOL Em cinco anos, a fábrica brasileira da Eurocopter deve ser a 4º mais importante do mundo para a empresa, atrás apenas das de França, Alemanha e Espanha Mais Leandro Moraes/UOL Após 18 mil horas (ou dois anos) de produção e planejamento, o helicóptero está pronto para ser entregue ao cliente Mais