Veja como são fabricadas as lanchas conhecidas como 'Ferraris do mar'

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As lanchas da marca italiana Ferretti são conhecidas como as "Ferraris do mar". A empresa fabrica oito de seus modelos no Brasil, entre 53 e 83 pés (16 a 25 metros, aproximadamente), com preços que vão de R$ 4,6 milhões a R$ 15 milhões. Veja, a seguir, as principais etapas da fabricação dessas luxuosas gigantes dos mares Mais
Leandro Moraes/UOL
O estaleiro da empresa no Brasil foi inaugurado em 2011, em Vargem Grande Paulista (SP). A fábrica tem 145 mil metros quadrados de terreno, 42 mil metros quadrados de área coberta e capacidade para produzir 120 embarcações por ano, da laminação do casco até a decoração e montagem dos móveis Mais
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Tudo começa com a preparação da base da lancha, que é fabricada com fibra de vidro. São utilizadas resinas especiais para dar resistência ao casco Mais
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Para se ter uma ideia da grandiosidade dessas embarcações, a menor delas tem 16 metros de comprimento -maior que um ônibus convencional. A base do casco é preparada para suportar toda a estrutura da embarcação, que será colocada em seguida Mais
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Depois de feita a base, os funcionários modelam a parte lateral da embarcação, também fabricada com fibra de vidro Mais
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A parte interna do casco é coberta com um impermeabilizante, antes de receber as madeiras e motores que compõem o interior da embarcação Mais
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Em seguida, é hora de aplicar uma resina responsável por "colar" toda a parte interna dessa estrutura. Todo o material utilizado é produzido especialmente para esse tipo de indústria Mais
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As embarcações são suspensas com o uso de guindastes para que os operários consigam trabalhar nas diversas etapas da construção do veículo. Com o casco pronto, os funcionários começam a "rechear" a lancha com os móveis e motores. A "cobertura" da embarcação é encaixada na base Mais
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Todas as lanchas da marca são equipadas com dois motores. Eles são fabricados pela MAN, e chegam prontos para serem instalados. A lancha mais simples, por exemplo, tem motores com potência de 730 cavalos Mais
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Além da parte externa das lanchas, todo o mobiliário interno é produzido na mesma fábrica Mais
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As peças de madeira recebem um espécie de verniz especial para suportar as condições climáticas que enfrentam em alto-mar. O produto utilizado para impermeabilizar a madeira é feito exclusivamente para a utilização em lanchas da marca Mais
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Após a aplicação do verniz, as peças são colocadas numa espécie de "varal" para secar Mais
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As madeiras utilizadas na construção das lanchas são todas nobres, como mogno e cedro. Marceneiros finalizam a instalação de móveis e divisórias internas Mais
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A decoração é a parte final da fabricação de uma lancha, e todos os detalhes são escolhidos pelos proprietários. Na foto, detalhe do banheiro Mais
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A decoração é a parte final da fabricação de uma lancha, e todos os detalhes são escolhidos pelos proprietários. Na foto, detalhe da cozinha Mais
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A decoração é a parte final da fabricação de uma lancha, e todos os detalhes são escolhidos pelos proprietários. Na foto, é possível ver o processo de montagem de uma suíte, em uma embarcação avaliada em R$ 7 milhões Mais
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A instalação da cabine de comando é feita após a colocação de toda a madeira no ambiente. O comandante de uma lancha desse tipo possui modernos sistemas de navegação, que oferecem aos usuários grande segurança durante as viagens Mais
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Após a colocação de mobiliário e motores, é necessário fazer os ajustes finais na pintura. A tinta utilizada também é especial e feita exclusivamente para a indústria náutica Mais
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Além da base da lancha e do mobiliário, os funcionários da fábrica da Ferretti também "desenham" a estrutura metálica que será utilizada nas bordas da embarcação --uma espécie de "corrimão" Mais
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Depois de prontas, as embarcações são transportadas de caminhão até o mar. Devido à grande procura, uma lancha da marca italiana no Brasil pode demorar até oito meses para ser entregue Mais