Dia do Consumidor: há motivo para comemorar?

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ENTREGA AGENDADA - Uma lei que começou a valer em São Paulo em 2009 diz que lojistas e fornecedores são obrigados a agendar data e período do dia para a entrega de produtos e serviços. Muitas empresas cumpriam a regra, mas cobravam pelo agendamento. Uma lei sancionada em fevereiro proibiu esse tipo de cobrança Mais
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PROCON WEB - Até o fim deste ano, o Procon de São Paulo pretende implantar um sistema para receber reclamações de consumidores pela internet (hoje, isso já é possível quando a queixa se refere a compras em lojas virtuais). A plataforma será acessada pelas empresas, que poderão trabalhar na solução do caso também por esse sistema
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CET - Quem financia uma compra ou pede empréstimo hoje tem mais facilidade para saber exatamente quanto paga. Os bancos são obrigados a informar o custo efetivo total, que inclui juros, impostos e outros encargos. Antes, era comum o cliente só saber dos juros e ser surpreendido com as outras cobranças
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REDES SOCIAIS - O uso da internet para reclamar fez as empresas serem mais ágeis na solução de problemas. Reclamações postadas em sites como Facebook e Twitter rapidamente são espalhadas. As empresas criaram departamentos para lidar com as queixas e acelerar as respostas
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FAST FOOD - Pressionadas por governos e consumidores, lanchonetes de fast-food passaram a informar a quantidade de calorias em seus produtos. Algumas oferecem agora opções mais saudáveis, como frutas e sucos. Marcas de refrigerante também têm investido em campanhas educativas contra a obesidade
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QUEDA DOS JUROS - Os juros no Brasil ainda estão muito altos, mas caíram no último ano, depois que o governo começou a cortar a Selic e a pressionar os bancos públicos. Segundo a Anefac, em fevereiro a taxa média cobrada dos consumidores no Brasil foi de 5,42%, o menor nível desde que a pesquisa começou a ser feita pela associação, em 1995
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PREÇO DA ENERGIA - Dados do IBGE mostram que a conta de luz ficou 15,17% mais barata em fevereiro. A queda foi um reflexo da redução de 18% no valor das tarifas anunciada pelo governo federal. A medida acabou tendo um efeito positivo também na inflação, que desacelerou no mês passado: o IPCA subiu 0,6% em fevereiro, ante alta de 0,86% em janeiro
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O Dia Mundial do Consumidor é comemorado nesta sexta-feira (15). O cliente tem alguns motivos para comemorar a data, mas vários outros para não festejar. À esquerda, confira medidas recentes que melhoraram a vida dos consumidores brasileiros; à direita, uma lista de problemas e setores que ainda necessitam de muito avanço
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SERVIÇOS ESSENCIAIS - Empresas que prestam serviços que fazem parte do dia a dia do consumidor, como telefone, energia e internet, estão entre as que mais geram queixas em órgãos como Procon, Idec e Proteste
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FILA DE BANCO - Nos últimos anos, leis foram criadas em diversas cidades determinando que os clientes de bancos não poderiam esperar mais do que 15 ou 20 minutos nas filas. Em alguns casos, como em São Paulo, a lei não pegou e foi revogada. No Rio de Janeiro, onde a lei está em vigor, o Procon multou cinco agências no começo do mês Mais
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SAC - Um decreto de 2008 determina que os SACs das empresas devem atender aos consumidores em até um minuto, fornecer um número de protocolo, oferecer a opção de cancelamento do serviço logo no começo da ligação e resolver problemas em até cinco dias úteis. Muitas empresas passaram a fornecer número de protocolo, mas as demais regras nem sempre são cumpridas
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CONSULTAS MÉDICAS - Uma resolução de 2011 da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) determina prazos máximos para agendar consultas pelos planos de saúde. A própria ANS suspendeu mais de 500 planos no ano passado por descumprirem a regra
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MULTAS - Reportagem da Folha mostrou que a ANS leva até 12 anos para analisar processos em que operadoras de planos de saúde são acusadas de irregularidades contra seus clientes. A demora faz com que punições sejam canceladas e multas sejam reduzidas, porque, em alguns casos, as regras que geraram as ações passaram por alterações ou foram extintas Mais
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ENDIVIDAMENTO - O aumento da oferta de crédito tem resultado no endividamento de muitas famílias brasileiras. Dados da Boa Vista Serviços, que administra o SCPC, mostram que, de fevereiro de 2012 a fevereiro de 2013, a inadimplência teve alta de 14,3%. Pesquisa anterior da Boa Vista mostrou que 25% dos consumidores inadimplentes se declaram muito endividados
Apu Gomes/Folhapress
ATRASOS - Nos últimos dois anos, as ações por quebra de contrato de imóveis comprados na planta por causa do atraso na entrega cresceram 487%, segundo pesquisa feita pelo escritório Tapai Advogados Associados. Reclamações sobre cobranças indevidas, como taxa de assessoria imobiliária, também têm aumentado no Procon-SP