10 marcas que viraram sinônimo de produto Arte/UOL Leite Moça, Gillette, Bombril: existem marcas que ficaram tão conhecidas que acabam virando sinônimo de categoria de produto, e até viram verbetes de dicionários Reprodução O curativo da Johnson & Johnson foi criado nos Estados Unidos em 1920. O nome é tão associado ao tipo de produto que alguns dicionários até têm uma versão "aportuguesada". O Dicionário Aulete traz o termo "bandeide" Reprodução Com mais de 60 anos de mercado, Bombril é o nome da lã de aço que virou sinônimo da categoria no Brasil Reprodução Ninguém pede "goma de mascar" quando procura produtos desse tipo, seja de que marca for. O mais comum é falar "chiclete", a versão aportuguesada da palavra Chiclets, marca da Adams Reprodução Nem todas as hastes flexíveis usadas para limpar as orelhas são Cotonetes. Esse nome é exclusividade da Johnson & Johnson Divulgação Gillette é uma marca de lâmina de barbear que pertence à multinacional Procter & Gamble. Foi criada há mais de 100 anos Reprodução O que se conhece como Isopor se trata, na verdade, de poliestireno expandido. O produto e a marca foram criados pela empresa química alemã Basf. Foi posteriormente vendida para a também alemã Knauf Reprodução O leite condensado fabricado pela Nestlé é outro produto que acabou virando sinônimo de categoria no Brasil Reprodução Criada há 130 anos, Maizena é o nome de uma marca de amido de milho da Unilever. Ficou tão popular que também ganhou nome aportuguesado nos dicionários: "maisena" Reprodução O leite em pó dado para recém-nascidos e crianças é, muitas vezes, chamado genericamente de Leite Ninho, marca da Nestlé Divulgação Xerox é sinônimo de fotocópia no Brasil. Trata-se, porém, de uma marca, que hoje não faz mais apenas copiadoras e impressoras, mas também presta serviços