Veja como é feita a manutenção de um avião

Aiana Freitas/UOL
A manutenção dos aviões é item importante para segurança e conforto. As empresas mantêm centros que são verdadeiras oficinas para reparos e pintura de aeronaves de suas frotas. Veja a seguir como é feito esse serviço
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Cabine, sem acabamento, de uma aeronave levada ao Centro de Manutenção da Gol em Confins (MG); a companhia mantém uma oficina ao lado do aeroporto da cidade
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Para fazer limpeza e conserto de partes internas da aeronave, os funcionários muitas vezes precisam retirar os assentos
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Na Oficina de Interiores, as capas das poltronas usadas pelos passageiros são restauradas
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Costureiras cuidam do material usado no revestimento das partes internas do avião
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Como os aviões, a manutenção é feita com estruturas montadas para que os funcionários tenham acesso a todas as áreas
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Cada camada de tinta tem influência no peso do avião. Por isso, quando a aeronave precisa ser pintada, ela passa por uma raspagem e só então recebe a nova cor
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Os pneus de avião também são recauchutados. Cada pneu pode ser recauchutado de quatro a cinco vezes; depois, precisa ser trocado
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As janelas dos aviões se desgastam com o tempo e precisam ser polidas. O processo dura de três a quatro horas, e o trabalho, geralmente, é feito por mulheres, porque elas têm mãos mais delicadas
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Aviões parados em hangares (espaços cobertos para aeronaves); no local, são feitos serviços de manutenção pesada de fuselagem, pintura, troca de capas de poltronas e polimento de janelas
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As aeronaves passam por uma manutenção completa a cada um ano e meio, em média; tendo manutenções constantes, um avião pode ficar em operação por até 30 anos, segundo a Gol
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O hangar 1 do Centro de Manutenção da Gol tem capacidade para atender até três aviões 737-800 simultaneamente; no hangar 3, cabem cinco aeronaves ao mesmo tempo
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Asa de avião é inspecionada durante manutenção periódica
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Também sofrem manutenção os equipamentos adicionais usados nos aviões, como fornos usados para guardar e aquecer refeições servidas nos voos
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O centro de manutenção da Gol inclui três hangares (espaços cobertos onde os aviões ficam), escritórios, almoxarifado, depósitos e áreas de apoio