O que fazer em caso de problemas na compra de produtos ou serviços

Rafael Hupsel/Folhapress
1) Reclamar sempre por escrito ou anotar o protocolo de reclamação dos telefonemas efetuados. Isso vai servir para fortalecer as reclamações no Procon e na Justiça
Shutterstock
2) Reclamar no serviço de atendimento ao consumidor e ouvidoria das empresas
Divulgação
3) Reclamar nas redes sociais e nos serviços de proteção ao consumidor. Esse procedimento aumenta muito as chances de solução do problema, pois as empresas temem a rapidez da divulgação da má propaganda
Matuiti Mayezo/Folhapress
4) Reclamar no Procon. Por que isso é importante? Além de ter um alto índice de solução para as reclamações, estas servem para fazer um levantamento dos tipos de problemas e cadastrar as empresas no ranking de reclamações. Se as empresas não respondem ao consumidor, elas são prejudicadas com uma má posição no ranking e também podem ser fiscalizadas e multadas pelo Procon pelo mau atendimento ao consumidor
Roberto Jayme/UOL
5) No caso de empresas sujeitas às agências reguladoras, como o caso de telefonia, bancos, água e saneamento básico, energia elétrica, plano de saúde, entre outros, reclamar também na própria agência reguladora exigindo providências
Shutterstock
6) Por último, entrar com ação na Justiça. Esse procedimento é o mais demorado e, para ter sucesso, deve estar muito bem fundamentado com provas e documentos que comprovem todos os prejuízos sofridos pelo consumidor