Veja como é feito o 'snack' de açaí

Divulgação/Smart Açaí
Nativo da Amazônia, o açaí é um fruto pequeno e escuro usado para fazer sucos, doce e sorvetes. Sua polpa é comumente consumida gelada na tigela, com outras frutas e granola. A Smart Açaí criou uma nova forma de aproveitamento comercial, transformando a fruta num 'snack'
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Na primeira parte do processo de produção do confeito desenvolvido pela Smart Açaí, as frutas são lavadas para eliminar impurezas
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A polpa é então colocada na máquina de liofilização (foto), processo que a desidrata; 12 kg de açaí são transformados em um quilo de produto seco, mantendo o sabor e os nutrientes
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Já transformado em pó, após a liofilização, o açaí será reunido aos outros ingredientes que compõem o produto da Smart Açaí: acerola, guaraná e castanha-do-pará
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A acerola, que é comprada de produtores de São Paulo, também se transforma em pó, após o processo de secagem que mantém seu sabor e o alto nível de vitamina C
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O guaraná em pó, que vem da Amazônia, também é acrescentado à receita
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A castanha-do-pará, que vem de Rondônia, se transforma em pó para depois virar o núcleo do 'snack' nutritivo, chamado comercialmente de Karoço
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O pó da castanha passa por um processo chamado de extrusão, que o deixa crocante e que será o núcleo do confeito de açaí
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O núcleo do confeito e os ingredientes que formarão a parte externa, já misturados à manteiga de cacau, vão para uma máquina (foto) que irá unir as duas partes do confeito
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Já pronto, o Karoço tem um formato que lembra o do açaí in natura
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Os confeitos de açaí são separados e pesados em uma máquina que irá encaminhá-los para a embalagem
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Os confeitos de açaí são separados em porções de 30 gramas e fechados numa embalagem de plástico metalizado; os pacotinhos são então colocado em caixinhas de papelão
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O Karoço é vendido por entre R$ 7 e R$ 9, e pode ser encontrado em algumas redes de supermercado, lojas de conveniência e casas de produtos naturais
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Marco Antonio Castilho (na foto), diretor da Smart Açaí e especialista na fruta, acredita que o prêmio FI Excellence Awards 2013, recebido pelo produto como alimento inovador e funcional, deve ajudar nas vendas do Karoço