Como o consumidor vai fazer compras no futuro Divulgação Uma série de novas tecnologias promete tornar a vida do consumidor mais simples quando ele for às compras. A corrida do táxi ou a conta da manicure, por exemplo, poderão ser pagas com cartão de crédito ligado ao celular do prestador de serviço. Essa tecnologia já é oferecida no Brasil, entre outras empresas, pela SumUp, que vende o dispositivo desta foto Mais Divulgação Depois de colocar o cartão no dispositivo da SumUp, o consumidor não precisa digitar senha para confirmar o pagamento. Ele 'assina' o comprovante com o dedo indicador. Depois, esse comprovante é enviado para ele por SMS ou por e-mail Mais Divulgação O Banco do Brasil vai oferecer aos seus clientes, em parceria com a Visa, cartões equipados com uma tecnologia de radiofrequência que permite que a transação seja feita sem contato. Não será preciso passar o cartão na maquininha nem digitar senha Mais Divulgação A Masterpass é uma carteira virtual desenvolvida pela Mastercard. O consumidor pode cadastrar vários cartões nessa carteira, onde também deve incluir seu endereço. Quando fizer uma compra pela internet num site que aceite o pagamento via Masterpass, ele deverá apenas selecionar o cartão que vai querer usar Mais Divulgação Além de celular, a carteira virtual Masterpass, da Mastercard, poderá ser usada também em tablets Mais Divulgação O laboratório da Mastercard em Dublin, na Irlanda, desenvolveu o protótipo de um produto que faz a interação do consumidor com anúncios publicitários de revistas, sites e na televisão. Quando ele gostar de um item, poderá fazer a compra imediatamente, posicionando seu celular sobre um código presente no anúncio Mais Divulgação A Mastercard também já oferece tecnologias de pagamento por radiofrequência em que a interação é feita entre o celular e a maquininha, sem a necessidade de uso direto do cartão Mais Divulgação Em seu laboratório em Dublin, na Irlanda, a Mastercard desenvolve também protótipos de dispositivos de pagamento que poderão ser "vestidos" pelos consumidores Mais