Um museu para apaixonados por aviação

Reinaldo Canato/UOL
A companhia aérea TAM mantém em São Carlos, no interior de São Paulo, um museu com aeronaves de todo o mundo. Clique na imagem acima e confira alguns dos destaques do espaço Mais
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O Museu TAM possui, hoje, 88 aeronaves em exposição, sendo que 48 delas estão estão em condições de voo. Outras 37 aeronaves estão em restauração para serem incluídas no acervo Mais
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A bilheteria do museu lembra um saguão de aeroporto. Os guichês de atendimento se assemelham a balcões de check-in Mais
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A primeira parte do Museu TAM mostra, por meio de maquetes, os primeiros equipamentos construídos pelo homem na tentativa de voar Mais
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Maquetes de aviões que de alguma forma fizeram parte da história também estão expostas. Nesta imagem está uma miniatura do B-29 Enola Gay, bombardeiro que lançou a bomba atômica sobre a cidade japonesa de Hiroshima no dia 6 de agosto de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial Mais
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Essas são algumas das poucas réplicas expostas no Museu TAM, de um dirigível e do 14-Bis, desenvolvido por Santos Dumont em Paris Mais
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Aeronaves comerciais, hidroaviões e jatos usados na Primeira e Segunda Guerras Mundiais estão entre os modelos expostos no museu Mais
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Antes de serem expostos no Museu TAM, os aviões são restaurados de acordo com as técnicas usadas na época de sua fabricação Mais
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Um dos principais destaques do Museu TAM é o hidroavião monoplano Savoia-Marchetti SM-55 Jahú Mais
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O modelo vermelho é o RWD-13, monoplano de três lugares para uso de turismo construído pela RWD, empresa polonesa especializada na fabricação de aeronaves civis. Este exemplar é o único RWD-13 existente e o mais antigo avião polonês em condições de voo no mundo Mais
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Bücker CASA Bü1131-E Jungmann (A), biplano alemão que foi produzido em série pela empresa espanhola CASA. Foi usado para treinos militares a partir de 1933 e é um dos destaques do Museu TAM Mais
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O caça-bombardeiro americano Vought F4U-1 Corsair foi produzido em série a partir de 1942 e teve a produção encerrada em 1952 Mais
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Detalhes de aeronaves expostas no Museu TAM, em São Carlos, interior de São Paulo Mais
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Outro destaque entre os aviões de guerra do Museu TAM é o Messerschmitt BF 109 G-4 Trop, que foi projetado em 1934 e usado pelos alemães na Segunda Guerra Mundial Mais
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O caça Republic P47D Thunderbolt foi criado nos Estados Unidos, em junho de 1940, para combater os aviões japoneses e alemães na Segunda Guerra Mundial. O exemplar do Museu TAM foi pintado em homenagem ao tenente aviador Fernando Corrêa Rocha Mais
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Outro destaque do museu é o avião militar Supermarine Spitfire Mk9, fabricado entre 1936 e 1948 pela Supermarine, na Inglaterra. Foi o caça britânico mais importante produzido durante a Segunda Guerra Mundial Mais
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O Museu TAM expõe um antissubmarino Grumman P-16E Tracker, aeronave fabricada pela Grumman entre 1954 e 1977 com o objetivo de equipar a marinha norte-americana. A asa é dobrável para que ele ocupe menos espaço quando pousado em porta-aviões Mais
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O Grumman P-16E Tracker também serviu ao 1º Grupo de Aviação Embarcada (GAE) da Força Aérea Brasileira (FAB) de 1961 a 1996, no porta-aviões Minas Gerais Mais
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Símbolo do 1º Grupo de Aviação Embarcada que usou o Grumman P-16E Tracker no Brasil. A aeronave está exposta no Museu TAM Mais
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"Senta a Pua!" era o grito de guerra do 1º Grupo de Aviação de Caça da FAB Mais
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Modelos usados pela TAM quando ela ainda era chamada de Táxi Aéreo Marília. A empresa nasceu em 1961 Mais
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O Museu TAM tem também um exemplar do Fokker-100, modelo holandês que começou a ser usado pela empresa em 1989. Este é o único avião do museu que os visitantes podem conhecer por dentro Mais
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O Lockheed L-049 Constellation exposto no Museu TAM foi doado pelo governo do Paraguai e pintado com as cores e o logotipo da Panair. A empresa foi uma das companhias aéreas comerciais pioneiras do Brasil e usava esse modelo para cruzar o Atlântico Mais
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Pintura no chão do museu mostra as rotas da Panair do Brasil, que foi criada em 1929 e teve seu auge nos anos 1950 Mais
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Numa das áreas do Museu TAM está um Cessna 140A usado por Ada Rogato, a terceira mulher a obter o brevê de piloto de avião no Brasil Mais
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O modelo Cessna 140A foi dado de presente à aviadora Ada Rogato em 1950 pelo Ministério da Aeronáutica. Ele está marcado com recados e assinaturas de pessoas que ela conheceu em viagens pela América Mais
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Um Cessna 140 que ficou perdido na amazônia boliviana foi recuperado pelo comandante João Amaro, presidente do Museu TAM, em 2000, e hoje está em exposição Mais
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Este Cessna 140 tem uma história marcante para a aviação brasileira: fez um pouso de emergência na floresta amazônica boliviana em 1960 com o piloto Milton Terra Verdi e seu cunhado, Antonio Augusto Gonçalves. O socorro chegou apenas quatro meses depois, quando os dois tinham morrido Mais
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Outro destaque do Museu TAM é o Waco CSO, que defendeu as tropas paulistas na Revolução Constitucionalista de 1932. Foi cedido em comodato ao museu pela Fundação Santos Dumont Mais
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Este Cessna 305A Bird Dog foi feito sob encomenda para o Exército norte-americano em 1950 e usado pela Marinha do país nas Guerras da Coreia e do Vietnã Mais
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Detalhe de uma das aeronaves expostas no Museu TAM Mais
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O modelo Mirage, primeiro caça da FAB a romper a barreira do som no Brasil, há mais de trinta anos, está pintado em homenagem ao piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, que voou nele como passageiro uma vez Mais
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Um grupo de visitantes observa modelo exposto no Museu TAM Mais
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Uniformes usados por comissários de bordo de várias partes do mundo estão expostos no museu Mais
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O Museu TAM tem também um espaço em homenagem ao comandante Rolim Amaro, fundador da companhia aérea Mais
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Uma parte do acervo foi comprada pelos comandantes Rolim e João Amaro. Muitos dos aviões expostos foram doados Mais
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Ao lado do Museu TAM fica o centro de manutenção da companhia aérea, onde as aeronaves usadas atualmente são consertadas Mais
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O Ximango é um dos mais novos aviões do acervo do Museu TAM, em São Carlos, interior de São Paulo. Produzido em fibra de vidro pela Aeromot, no Rio Grande do Sul, ele foi o primeiro motoplanador a dar a volta ao mundo, em 2001. Teve peças e pintura restauradas pelos profissionais do museu
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O planador Colibri foi incorporado ao acervo do Museu TAM. O modelo, construído no Brasil pelo engenheiro mecânico Hendrich Kurt, no fim da década de 1930, foi cedido ao museu em comodato pelo Aeroclube de Bauru (SP)