Jeitinho brasileiro: produtos adaptados ao consumidor do país Arte/UOL Brasileiro come pão de queijo, faz alisamento no cabelo e joga o papel higiênico no cesto de lixo. Esses hábitos, incomuns lá fora, fizeram com que grandes multinacionais desenvolvessem produtos específicos para o país. Clique nas imagens acima e confira alguns desses produtos Mais Divulgação O Brasil tem uma particularidade em relação a outros países em que a Kimberly Clark atua: aqui, os consumidores jogam papel higiênico no lixo, e não no vaso sanitário. Só aqui, a empresa lançou um papel que suaviza o cheiro do cestinho do banheiro, sob a marca Neve Mais Divulgação A Kimberly Clark também lançou, apenas no Brasil, lenços umedecidos Kleenex para tirar maquiagem. Lá fora, a marca tem apenas lenços comuns, usados para quem precisa assoar o nariz Mais Divulgação A fabricante de massas Barilla lançou, em 2013, uma linha de produtos exclusiva para o consumidor brasileiro. A massa tem formulação especial que promete uma textura mais macia Mais Divulgação A batata Lays, que foi relançada recentemente no Brasil pela PepsiCo, chegou com sabores tradicionais e um diferente: picanha, vendido só aqui Mais Divulgação Produtos da marca Molico, da Nestlé, com reforço de cálcio. A empresa lançou essa linha no Brasil depois de constatar, por meio de pesquisa, que nove entre dez brasileiros ingerem apenas 52% das necessidades diárias de cálcio Mais Divulgação O hábito das mulheres brasileiras de pintar e alisar os cabelos leva as multinacionais a fazerem uma série de adaptações. Na imagem, creme de tratamento intensivo para cabelos com química Pantene Pro-V, desenvolvido exclusivamente para o Brasil pela Procter & Gamble Mais Divulgação Máscara para hidratar cabelos da linha Pantene Pro-V. O produto é vendido apenas no Brasil pela Procter & Gamble Mais Divulgação Para atender a uma demanda das mulheres brasileiras, a Procter & Gamble também lançou produtos para cabelos que passaram por química com a marca Head & Shoulders. Entre eles está o xampu Mais Divulgação Condicionador Head & Shoulders, da Procter & Gamble, para cabelos modificados por produtos químicos. Ele só é vendido no Brasil Mais Reprodução Sabonete Lux líquido, da Unilever. O produto foi lançado no Brasil com mais espuma para agradar ao consumidor local Mais Divulgação Xampu pós-alisamento químico Seda (Unilever), exclusividade da marca para o mercado brasileiro Mais Divulgação Creme pós-alisamento químico Seda, da Unilever, exclusividade da marca para o mercado brasileiro Mais Divulgação Tomar café fora de casa comendo pão de queijo ou pão na chapa é um hábito comum em todo o Brasil. Por isso o McDonald's vende os dois produtos (nesta imagem, o pão de queijo) Mais Divulgação Pão na chapa do McDonald's, vendido apenas no Brasil Mais Divulgação A rede de restaurantes Outback também promoveu mudanças no cardápio para tentar agradar ao consumidor brasileiro. Só aqui, a empresa oferece um corte de picanha entre as opções de refeição Mais Divulgação A rede de restaurantes Hooters oferece, apenas no Brasil, várias opções de pratos feitos, os populares PFs, na hora do almoço. Uma das opções é o prato de panquecas Mais